Força de fricção estática
Seminário: Força de fricção estática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ervilhaa • 8/4/2014 • Seminário • 284 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Relatorio apresentado pelos acadêmicos do primeiro período do curso de graduação em Engenharia Ambiental, com finalidade avaliativa, ao professor Mestre Moises.
Introdução
Chama-se força de atrito estático a força que se opõe ao início do movimento entre as superfícies, ou o atrito de rolamento de uma superfície sobre a outra.
Quando se tenta empurrar uma caixa em repouso em relação ao solo, nota-se que se pode gradualmente ir aumentando a força sobre a caixa sem que esta se mova. A força se opõe à força aplicada sobre a caixa, e esta se soma para dar uma resultante nula de força. O que é necessário para manter a caixa em repouso é justamente o atrito estático que atua na caixa. A força de atrito estático é em módulo igual ao da componente desta força paralela à superfície, e iguala-se à de atrito estático máxima.
E a força de atrito estático máxima relaciona-se com a força normal da seguinte forma:
No qual é o coeficiente de atrito estático e N é o módulo da força normal devido ao contato com o plano.
Objetivos
Calcular o coeficiente de atrito estático no contanto entre um bloco de madeira e esponja e a superfície de uma mesa.
Materiais e métodos utilizados
Neste experimento, foram utilizados os seguintes materiais:
Mesa
Bloco de madeira e esponja
Dinamômetro
Massas aferidas
Sobre a superfície da mesa, orientada horizontalmente, colou-se o bloco de madeira, com uma massa conhecida acoplada, sempre com a mesma posição inicial. Com o dinamômetro preso ao sistema (bloco e massa), puxou-se até que se chegasse à eminência de movimento. Percebida a eminência, registrou-se o valor da força necessária.Assim, completou-se a tabela mostrada mais abaixo e construiu-se um gráfico força versus peso a fim de determinar o coeficiente de atrito estático entre as superfícies.
...