Forças Armadas
Trabalho Escolar: Forças Armadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandaroque123 • 19/8/2014 • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 704 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
CONCLUSÃO.............................................................................................................07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................08
INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa saberemos o que são forças armadas, quem constitui essa unidade, qual o objetivo que ela traz e qual a importância de sua existência para o Brasil.
FORÇAS ARMADAS
Forças Armadas do Brasil, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Força, são instituições nacionais permanentes e regulares, e têm como missão constitucional, zelar pela defesa da Pátria, a garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa destes, da lei e da ordem. As polícias e os corpos de bombeiros militares estaduais e distritais são descritos como forças reservas e auxiliares constitucionais do Exército Brasileiro.
As Forças Armadas são forças federais subordinadas ao Ministério. As Forças Armadas do Brasil são a segunda maior força militar da América, a maior da América Latina e também umas das dez forças armadas mais bem preparadas do mundo, com 327 710 tropas na ativa.
Sem sérias ameaças externas ou internas, as forças armadas estão à procura de um novo papel. Elas estão expandindo sua presença na Amazônia através do programa Calha Norte. Em 1994, tropas brasileiras juntaram-se às forças de manutenção da paz das Nações Unidas (ONU) em cinco países.
Os soldados brasileiros estão no Haiti desde 2004, liderando a Missão de Estabilização das Nações Unidas (MINUSTAH). Os militares brasileiros especialmente o Exército, tornaram-se mais envolvidos em ações ou programas cívicos, educacionais, de saúde e de construção de estradas, pontes e ferrovias em todo o país.
Embora a Constituição de 1988 preserve as funções externas e internas das forças armadas, coloca os militares sob a autoridade presidencial. Assim, a nova Carta Magna muda a maneira pela qual os militares podem exercer o seu poder moderador.
As Forças Armadas do Brasil são divididos em 3 ramos:
MARINHA DO BRASIL
A Marinha do Brasil é a força militar responsável pelas operações navais e para a guarda de águas territoriais brasileiras. É a mais antiga das Forças Armadas brasileiras, e a maior marinha da América Latina, uma das poucas marinhas do mundo a operar um porta-aviões, o NAe São Paulo de 27.307 toneladas, também possui fragatas, corvetas, navios patrulha oceânicos e costeiros, navios tanque, de desembarque de tropas e de blindados,submarinos e muitas outras embarcações fluviais e costeiras, além de helicópteros e caças Skyhawk.
EXÉRCITO BRASILEIRO
O Exército Brasileiro é responsável pelas operações militares em terra, com uma força de cerca de 235 mil soldados. O Exército Brasileiro lutou entre outras batalhas, em dois grandes conflitos internacionais, a Guerra do Paraguai e a Segunda Guerra Mundial.
Após a declaração de independência brasileira de Portugal, em 1822, o Exército Brasileiro, derrotou o Exército Português, especialmente na Bahia, formando o Império brasileiro, cujo Imperador era Dom Pedro I.
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
A Força Aérea Brasileira é a responsável direta pela defesa aeroespacial do território brasileiro. Foi formada quando as unidades aéreas do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil foram unificadas em uma única força militar, inicialmente chamada "Força Aérea Nacional". As unidades unificadas transferiram seus equipamentos, instalações e pessoal para a nova força armada. A FAB é a maior força aérea na América Latina, com cerca de 700 aeronaves tripuladas em serviço, além de contar, em 23 de Março de 2007, com um efetivo de 65.610 pessoas, além de um adicional civil de 7.500 pessoas contratadas pela força aérea.
A FAB é subdividida em quatro comandos operacionais:
I FAE (Força Aérea I) instruções avançadas de asas rotativas e fixas; II FAE (Força Aérea II) de patrulha marítima, SAR, papéis helicópteros de transporte e apoio da Marinha;
...