Frelancers
Projeto de pesquisa: Frelancers. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kettydugue • 10/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 294 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos os freelancers estão crescendo cada vez mais no mercado, e também gerando vários empregos. A IBM, é uma das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo, que é líder em soluções completas e que envolve serviços e consultoria.
A grande dificuldade de Trabalhar como freelancer, é sobre tudo que normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FREELANCERS
As organizações burocráticas se baseiam na impessoalidade, e na formalidade, de um regimento interno praticamente inflexível. A contratação do funcionário é de maneira direta. Elas seguem a lógica estatal, que são comandadas pelo estado que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já as empresas como a IBM são transnacionais obedecem apenas á lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que está instalado e tem uma alta mobilidade, por esses motivos estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas.
Mas com a acelerada evolução tecnológica nos últimos tempos a economia tem um novo modelo de produção. A IBM que é uma referência mundial no uso de redes sociais desde 2001, quando a companhia resolveu liberar e incentivar as redes sociais como uma forma de compartilhar o seu conhecimento e suas ideias, e assim aprender juntos com os consumidores. Atualmente hoje a IBM é uma das maiores empresas no mercado de trabalho, onde executam tarefas especificas e praticam a transferência das informações em seus projetos.
Atualmente o facebook é um dos maiores sites de relacionamento do mundo inteiro, que contém mais de 500 milhões de usuários em todo o planeta. A partir de 2006 o facebook abriu suas portas para o mundo deixando de focar apenas no publico acadêmico, incluindo pessoas e empresas, um dos grandes méritos foi o fato de ele ter sido a primeira rede social a abrir a plataforma para que os programadores de software criassem uma série de aplicativos para os usuários. Já o Google é algo semelhante, mas conta com um sistema de círculos de amigos como qual pode adicionar qualquer pessoa não precisando aceitar um convite como nas redes convencionais, os usuários acessam o Google para fins variados, seja para o trabalho, para o lazer ou mesmo por alguma curiosidade. O site também dispõe ferramentas de busca, de localização e de finanças, como também pode se fazer um pagamento via net, e também fazer compras. Enquanto no facebook é mais para contatos com os amigos, diversão, divulgação e também social, pois é uma rede onde amigos se comunicam, divulgam o que fazem, quando fazem e aonde vão. Em ambos é possível escolher grupos específicos de usuários para compartilhar conteúdos.
A contratação de profissionais passou a aumentar muito nos últimos anos. Os executivos, no entanto se beneficiam dos empregados por um determinado tempo. A diferença é que no caso das multinacionais, há uma certa pressa para dar inicio a operação, e para se obter um bom resultado. Já as nacionais tem urgência em aumentar a participação no mercado, esses motivos justificam a falta de pessoas qualificadas e a falta de tempo para se qualificar em um curto prazo. São empresas de grande e médio porte, que procuram alguém que esteja pronto e que tenha um bom conhecimento especifico, que saiba dar um bom retorno imediato. Entre essas habilidades que esse profissional precisa ter, inclui também, um bom relacionamento interpessoal, a capacidade gerencial de liderança, a flexibilidade, a comunicação e a negociação.
Uma tendência que veio para ficar são os freelancers, que são empregados temporários, mas o empregado temporário tem um prazo pré-determinado, ou seja, os objetivos devem ser alcançados na relação de empregado e empregador. Trabalhar com freelancers tem vantagens, mas também tem desvantagens, onde o empregado não tem a segurança
...