Fruticultura
Tese: Fruticultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ramos123 • 26/3/2014 • Tese • 589 Palavras (3 Páginas) • 505 Visualizações
1 OBJETIVOS
1.1 GERAL
Histórico e cenário da produção internacional da Fruticultura.
1.2 ESPECÍFICOS
Este trabalho tem o objetivo de apresentar um panorama da fruticultura no Espírito Santo, posicionando-a no cenário nacional.
2 INTRODUÇÃO
Estudos sobre o desenvolvimento da agricultura nos países desenvolvidos revelaram um fato que contrariou as expectativas sobre as tendências da agricultura no sistema capitalista, a qual era esperada a predominância do pensamento de que a fruticultura fosse implantada em meio a grandes áreas, com grandes produções. Muito pelo contrário, a organização da produção agrícola nestes países foi, e continua sendo, predominantemente caracterizada por unidades de produções familiares, favorecendo a diversificação de culturas em pequenas áreas. (VEIGA, 2007; GUANZIROLI et al., 2001; ABRAMOVAY, 1992).
A agricultura familiar, em geral, desenvolve sistemas complexos de produção, combinando várias culturas, criações animais e transformações primárias tanto para consumo da família como para o mercado (GUANZIROLI et al., 2001). Segundo Buainain & Batalha (2007) a fruticultura apresenta algumas características peculiares que a diferem de outras cadeias produtivas e que afetam sua competitividade, como a forte presença de agricultores familiares e elevada relação trabalho/capital, o que revela a importância do desenvolvimento da produção sustentável.
Essa estrutura fundiária, em que predomina a agricultura familiar, reconhecidamente, confere aos agricultores maiores chances de sucesso na aplicação dos princípios da agroecologia nas unidades produtivas, devido à sua maior identificação com a terra e com os recursos naturais e à maior facilidade histórica para diversificação das atividades (PEDEAG, 2007).
Ao longo dos anos, a fruticultura tem sido uma excelente opção de diversificação para a agropecuária do Estado do Espírito Santo, sendo uma atividade diferenciada em função das condições agroclimáticas distintas observadas nas regiões Sul, Centro-Serrana e Norte do Estado (PEDEAG, 2007). Este trabalho teve o objetivo de demonstrar um panorama da fruticultura no Espírito Santo, que vem se posicionando em lugar de destaque no mercado nacional. A fruticultura capixaba apresenta potencial competitivo internacionalmente e com possíveis melhorias nos Sistemas de Produções, entre outros fatores.
2-DESENVOLVIMENTO
O setor de fruticultura está entre os principais geradores de renda, emprego e de desenvolvimento rural do agronegócio nacional. Os índices de produtividade e os resultados comerciais obtidos nas últimas safras são fatores que demonstram não apenas a vitalidade como também o potencial desse segmento produtivo. Porém, são conhecidos fatores facilitadores e limitantes à fruticultura, que devem ser continuados quando são benéficos, ou corrigidos, quando limitantes. Fatores como diversificação climática, tipos de solo, disponibilidade de água, dentre outros, são tidos como facilitadores. Contudo, a plena realização do potencial produtivo e social da fruticultura brasileira depende de uma melhor
...