Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores
Por: alessiorafael • 16/3/2019 • Resenha • 635 Palavras (3 Páginas) • 378 Visualizações
PROFUNCIONÁRIO
CURSO: Técnico em Infraestrutura Escolar - EAD
DISCIPLINA: Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores
MEMORIAL DESCRITIVO
NOME DO CURSISTA: Alessio Rafael Alves Rodrigues
PROFESSOR(A) MEDIADOR(A): Sandra Luiza da Silva
Cuiabá, 28 de julho de 2018
Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores
A cidadania é um indivíduo, como membro de um estado, que possam usufruir de seus direitos civis, políticos, por estes, garantidos constitucionalmente, e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos.
Uma escola possui vários cidadãos, porém, investidos em cargos públicos e desempenhando suas funções, para melhor servir a população. Temos o vigilante, que desempenha a função de fiscalizar e promover a segurança dos pequenos, e de todos na unidade escolar, tem a responsabilidade de zelar pelo patrimônio da escolar. Temos a técnico ASG, que cuida da limpeza e promove o suporte para os outros técnicos e professores, temos também a secretaria, o bibliotecário, professores, cozinheiros, coordenadores, diretores e etc.
Todos são educadores, e é isso que o profuncionário trouxe, para valorizar o profissional e desbloquear a cabeça do técnico, achando, que suas funções, são somente aquelas atribuídas ao cargo, e sendo assim agindo como robores. Vejo como gestores os coordenadores e os diretores, porque ambos, tem a função de gerenciar, o coordenador de gerenciar o trabalho dos professores, e definir estratégias, metas, assim, buscando uma melhoria constante e desempenho dos profissionais. Já a parte de direção tem a função de gerir melhor os recursos que são entregues a escola e fazer bom uso deste dinheiro. Enfim a escola possui pessoas, cidadãos, educadores, gestores, funcionários, que visam o bem em comum, atender bem as pessoas, procurando obter eficácia e sucesso nas tomadas de decisões.
Pratique
- Você conhece algum funcionário ou funcionária de escola que tenha feito um curso superior? Faça uma entrevista e pergunte o que mudou em sua vida. Você tem um filho(a) ou irmão(ã) menor que completou ou faz um curso superior? E você, sonha com isso? Quais seriam os cursos superiores mais adequados à sua profissão? E qual é o que lhe desperta mais desejo? Existem cursos superiores em sua cidade? Quais? Registre em seu memorial.
Conheço dois funcionários, um terminou agora recentemente arquitetura, e a outra está quase concluindo enfermagem, ambos dizem que o conhecimento é muito importante, pois abre portas e muda muito a mentalidade do estudante, não possui filhos, e não tenho irmão menor somente irmão mais velho, um se chama Alex Samuel Rodrigues, e é formado em engenharia Agronômica, o irmão do meio se chama Alessandro Alves Rodrigues, e o mesmo é formado em medicina, eu sou formado em gestão pública, e estou cursando faculdade de Direito. Infelizmente não tenho a intenção de continuar com vigilante pois estou investindo na minha formação, e o município não vai pagar o valor que estou investido na minha carreira, após concluído o bacharelado em direito, fico triste, gostaria de atuar, mas hoje na profissão de vigilante, a remuneração é muito baixa para o nível de escolaridade adquiro durante a minha formação. E como não há expectativa para uma mudança dentro da área para superior, terei que buscar outra maneira de atuar como profissional do direito.
...