Funcionamento de uma Refinaria
Por: Kushiner • 4/6/2015 • Relatório de pesquisa • 738 Palavras (3 Páginas) • 451 Visualizações
Quando o petróleo e extraído do reservatório, ele vem cheio de impurezas, que são separadas por meio de processos físicos em uma refinaria. As impurezas que acarreta o petróleo são: Os sais, compostos sulfurados, compostos oxigenados, compostos nitrogenados, organo metálicos e gás.
Separando o funcionamento detalhado de uma refinaria, obtemos seis estágios, são eles:
1- Pré-aquecimento;
2- Desalgadora;
3- Pré-flash;
4- Forno/Destilação Atmosférica;
5- Destilação a Vácuo;
6- Desasfaltação a C3;
O Pré-aquecimento, tem três funções, que e pra facilitar o deslocamento do óleo, facilitar a dessalinização e pra reduzir a energia do forno. Depois de pré-aquecido o óleo segue pra desalgadora, que no caminho do processo, recebe H2O por meio de injeção por válvula de turbilhamento, causando uma breve emulsão no óleo.
Na Desalgadora, acontece o processo conhecido como coalescedor, que por meio de uma precipitação eletrostática, faz com que a água emulsionada retire os sais do óleo, e depositando a H2O salina no fundo da desalgadora, retirando os sais do óleo. Esse óleo segue pra outra desalgadora que ocorrerá o mesmo processo para retirada dos sais que ainda ficaram depositados no óleo. Passando pela segunda desalgadora, o óleo segue pro pré-flash.
No Pré-Flash acontece apenas a retirada do Gás, e a retirada e feita, pois dentro do pré-flash á placas refletoras separando o gás do óleo, que segue para o forno, que e aquecido até no máximo 204°C, e encaminhado para a primeira fase de destilação, que é a atmosférica.
O fluido que sai do forno entra no meio da destilação atmosférica devido à temperatura, para não ocorre choque térmicos. Na destilação atmosférica a temperatura varia de 50° á 400°C, quanto mais próximo do fundo mais quente será. Dentro da torre de destilação existem vários “pratos” um em cima do outro, num espaçamento de vários metros, e nesses pratos á composições de zeolitos, que determina a temperatura de aquecimento que ira separar as composições do petróleo, que são (gasolina, querosene, diesel leve, diesel pesado) e no fundo da destilação há o RAT, que vai ser encaminhado para destilação a vácuo.
Ainda na destilação atmosférica, a três refluxos que ocorre dentro e fora dela, são elas (Refluxo interno, Refluxo externo lateral e Refluxo do topo). Uma das utilizações do refluxo interno, e pra limpar as paredes da torre de destilação. Já o refluxo externo lateral, serve pra retirada de composições que estão juntas, e isso acontece nos strippers de cada saída, e injetando vapor e faz com que os compostos mais leves sejam acarretados para a destilação novamente, ficando assim um composto só. Já o refluxo do topo, que esta localizada no ponto mais elevado da torre de destilação já que não consegue mais ser separado, e pode ter duas funções, a primeira seria a condensação (já que esta em forma de gás) e reinjetado na torre para limpar o ponto mais alto, e a segunda é armazenamento dela.
O RAT depositado no fundo da destilação atmosférica é encaminhado para a destilação a vácuo, que terá “pratos” e vão
...