Fundamentos Da Contabilidade
Exames: Fundamentos Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samilaferreira • 26/1/2015 • 5.276 Palavras (22 Páginas) • 475 Visualizações
Fundação Getúlio Vargas
MBA LLM Direito Empresarial
Prof. Volnei F de Castilhos - Exercício 04 Prazo de entregue até 24/11/2014 por e-mail para o professor. Informar no assunto LLM BH e no corpo do e-mail informar os integrantes do grupo.
1) O Balanço Patrimonial mostra a situação econômica ou financeira? O Balanço Contábil mostra o valor de uma empresa? Como o DRE e o Balanço Patrimonial podem ser utilizados em um escritório de advocacia.
O balanço patrimonial demonstra a situação financeira da empresa em um momento especifico e informa a capacidade de geração dos fluxos futuros de caixa. O balanço patrimonial apresenta todos os bens e direitos da empresa, bem como suas obrigações, ou seja, é composto dos grupos do Ativo, Passivo e Patrimônio líquido.
Balanço Patrimonial por ser uma demonstração financeira que mostra os valores contábeis da empresa em um determinado momento, não por determinado período, que é feita a partir da análise de seus índices, geralmente o valor contábil (valor dos ativos do balanço patrimonial da empresa) não indica o valor real da empresa. E, por isso, fala-se que o balanço patrimonial é como se fosse a “fotografia” da empresa.
Já a demonstração do resultado de exercício é uma forma estruturada de se evidenciar a composição do resultado econômico da entidade, ou seja, é um critério de se organizarem as receitas auferidas e as despesas incorridas no período para apurar o lucro.
Com um bom gestor no escritório de advocacia, associado com um contador, eles irão analisar a saúde financeira do escritório, bem como apurar o resultado de qualquer projeto, ou seja, irão acompanhar a situação econômica, patrimonial e financeira do escritório, bem como a viabilidade dos negócios.
2) Qual a diferença entre Custos, Despesas e Investimentos? Cite exemplos práticos.
Custos são os gastos necessários efetuados com o objetivo de gerar bens ou prestação de serviços e também para aquisição de matéria-prima, conversão, e outros procedimentos indispensáveis para a formação de estoque. Compreende todos os gastos incorridos na aquisição ou produção de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou de prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade ou realizados de qualquer outra forma. Os custos tem a capacidade de serem atribuídos ao produto final. Custos são gastos de produção. São exemplos de custos os gastos com mão-de-obra, energia elétrica, água, aquisição de matéria-prima.
Despesas são os valores gastos com bens e serviços relacionados à manutenção das atividades da empresa ou entidade. Corresponde ao consumo de recursos oriundos das atividades que deram origem às receitas. As despesas são de difícil vinculação aos produtos obtidos. Despesas são gastos administrativos e de vendas, são gastos relacionados a atividades não exploradas pela empresa ou entidade, ou seja, são gastos oriundos da atividade-meio. São exemplos de despesas os encargos financeiros, despesas operacionais, gastos com publicidade e propaganda, honorários de advogados e contadores e despesas com venda.
Para determinar se um gasto caracteriza gastos ou despesas basta analisar se caso haja a eliminação de tal gasto isso afetará a produção ou aquisição de estoque. Se afetar trata-se de custos, caso contrário estaremos lidando com despesas.
Investimentos são gastos financeiramente mensuráveis, que visam um benefício futuro, trazem um certo grau de certeza à empresa ou entidade e estão sob o completo controle da empresa. É a aplicação de recursos com a expectativa de retorno futuro superior ao aplicado, compensando, inclusive, a perda de uso desses recursos durante a aplicação. É toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro. São exemplos de investimentos a aquisição de máquinas, equipamentos, estoque e títulos financeiros. Os investimentos integram o ativo da empresa ou entidade. A aquisição de estoque, por exemplo, integra o ativo da empresa enquanto não for consumido, caracterizando-se investimento, mas quando a matéria-prima presente no estoque é enviada para a produção para ser transformada em produto, a quantidade de matéria-prima utilizada nesta produção caracterizará custo.
3) Informe qual Princípios Fundamental de Contabilidade deve ser aplicado:
3.1 - Uma nota de compra de matéria-prima adquirida no dia 26/10, recebido no dia 28/10 e esquecida dentro de uma gaveta no almoxarifado da empresa, sendo que o lançamento contábil aconteceu somente em 03.11.2014.
O fato da nota esquecida ter sido efetivamente lançada em data posterior a que ela efetivamente foi emitida, relaciona-se ao Princípio da Oportunidade, segundo o qual as informações contábeis deverão ser lançadas com integridade e tempestividade, sob perda de ocasionar a perda de sua relevância. Visa-se a completeza da apreensão das variações contábeis para que todas as análises feitas com base nestas possam ser confiáveis.
3.2 - Um dos sócios da empresa adquiriu em nome da empresa um carro para seu uso particular.
O fato de determinado sócio utilizar o patrimônio da sociedade para adquirir um bem para uso pessoal fere o Princípio da Entidade, que preleciona a autonomia patrimonial. Segundo referido princípio, o patrimônio dos sócios não se confunde com o patrimônio da empresa, estes são entes separados.
3.3 - A folha de pagamento de SETEMBRO/2014 foi feito a apropriação (lançamento contábil) apenas em OUTUBRO/2014 na Contabilidade da empresa. Qual princípio não está sendo respeitado?
O fato da folha de pagamento de setembro ter sido lançada apenas no mês de outubro fere o Princípio da Competência, segundo o qual todas as transações e eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem. Este princípio pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas correlatas, independentemente de recebimento ou pagamento.
4) Como gerenciar e acompanhar os custos fixos e variáveis em um escritório de advocacia?
Existem muitas ferramentas de gestão para gerenciar e acompanhar os custos fixos e variáveis de um escritório. Ferramentas desenvolvidas por normas de qualidade internacional como SWAP, BCG, MACRO FLUXOS, ORGANOGRAMAS e etc ajudam a
...