Fundamentos Das Politicas Sociais
Trabalho Escolar: Fundamentos Das Politicas Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivanes • 15/9/2013 • 1.478 Palavras (6 Páginas) • 670 Visualizações
O que é Cultura:
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.
Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura do soja, a cultura do arroz etc.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
Cultura na Filosofia
Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. É uma atitude de interpretação pessoal e coerente da realidade, destinada a posições suscetíveis de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento. Além dessa condição pessoal, cultura envolve sempre uma exigência global e uma justificação satisfatória, sobretudo para o próprio. Podemos dizer que há cultura quando essa interpretação pessoal e global se liga a um esforço de informação no sentido de aprofundar a posição adotada de modo a poder intervir em debates. Essa dimensão pessoal da cultura, como síntese ou atitude interior, é indispensável.
Cultura na Antropologia
Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. A cultura como antropologia procura alcançar ou representar o saber experiente de uma comunidade apreendido através da organização do seu espaço, na ocupação do seu tempo, na manutenção e defesa das suas formas de relação humana e conceitos médios, chegando àquilo a que podemos chamar a sua alma cultural no sentido das normas de condutas ideais estéticas e formas de apresentação, tudo concebido à sua medida. Obtém esses resultados no cotidiano tanto fortuito como regular, como ainda nas suas expressões de festa, homenagem e sacrifício.
Cultura Popular
A cultura popular é algo criado por um determinado povo, sendo que esse povo tem parte ativa nessa criação. Pode ser literatura, música, arte etc. A cultura popular é influenciada pelas crenças do povo em questão e é formada graças ao contato entre indivíduos de certas regiões.
Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme? Justificar sua resposta.
Nada vi de âmbito culural,mas vi que com a violência em "Lente de aumento" só denigrem mais a imagem do Rio de janeiro.
os conflitos da questão social no Brasil, o serviço social por um bom tempo era usado pelo Estado, pela Igreja e os capitalistas, sempre com a finalidade de apaziguar estes conflitos de cunho social e nunca trazia solução, talvez até porque naquele período não fosse algo vantajoso para as classes dominantes, os discursos sempre foram voltados para intenção de mostrar a classe operaria que aquelas políticas sociais eram o melhor para eles e até hoje dependendo de quais mecanismos usamos isto ainda acontece; no inicio os capitalistas precisavam se fortalecer e se tornarem ainda mais poderosos, mas não queriam contratar mais funcionários, porém sua produção precisava aumentar, então, qual a solução? Simples aumenta a jornada de trabalho, mas e o salário? Continua o mesmo e o mecanismo usado para isto funcionar é apenas uma ameaça, ou você aceita as condições impostas ou perderá o trabalho a sua única fonte de renda.
Será que em pleno Século XXI isto ainda acontece? Infelizmente devido à demanda em busca de emprego, uma vez que a condição imposta é muito convincente basta analisar, hoje estou empregado e amanhã estarei sem trabalho é algo bastante assustador e os capitalistas usam com muita freqüência este artifício. Ficando muito evidenciado o perigo da Expansão Econômica, sem levar em conta a questão social.
O Olhar da Psicologia
Segunda-feira, 8 de Junho de 2009
Serão os comportamentos delinquentes geneticamente determinados?
No seguimento de uma dissertação como esta, é importante que os termos e conceitos de que se trata estejam totalmente esclarecidos. Antes de mais, neste texto irei reflectir sobre o que é um delinquente e o que o torna delinquente.
Atentemos em casos em que a delinquência
...