Fundamentos Do Comportamento Em Grupo
Dissertações: Fundamentos Do Comportamento Em Grupo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yagoloop • 22/11/2014 • 2.706 Palavras (11 Páginas) • 958 Visualizações
ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA – ATE
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO EM GRUPO
YAGO DE CARVALHO LOPES
SAMARA REGINA
Teresina 16 de Abril de 2014.
YAGO DE CARVALHO LOPES
SAMARA REGINA
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO EM GRUPO
Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Administração como requisito parcial para obtenção da 2ª nota referente à disciplina de Comportamento Organizacional minis- trada pelo Prof. Raimundo Nonato Moura.
Teresina 16 de Abril de 2014.
Introdução
Este trabalho apresentará a dinâmica de um grupo, sua estrutura, o conceito, os tipos de grupo e equipes. E apresentará a necessidade de se conhecer os fundamentos do comportamento em grupo por partes dos executivos de uma organização. Demonstrará quais os cuidados que devemos ter na formação de um grupo ou equipe e quais os aspectos que os administradores devem observar e zelar quando formar uma equipe. Irá expor também os motivos pelos quais as pessoas se reúnem em grupo e quais as expectativas que as pessoas possuem ao se reunir em grupos.
Fundamentos do Comportamento em Grupo
Conceito e Tipos de Grupo
Grupo pode ser definido como o conjunto de duas ou mais indivíduos, dependentes entre si e que interagem entres si buscando alcançar um objetivo comum através da troca das informações.
Os grupos podem ser divididos entre formais e informais. Os grupos formais são aqueles que são estruturados e formados pela organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas, nesse tipo de grupo o comportamento das pessoas é moldado de forma que se possam atingir as metas organizacionais. Um grupo de marketing e um grupo de vendas são exemplos de grupos formais. Os grupos informais são alianças que não são formados pelas organizações, sua estruturação e formação se dão naturalmente pela necessidade socialização dos indivíduos da organização. Um grupo de colegas de trabalho que se reúnem mensalmente para um happy hour é um exemplo de grupo informal.
Os grupos formais e informais podem ser subclassificados em comando, tarefa, interesse e amizade. Os grupos de comando e tarefa são subtipos de grupos formais e de interesse e amizade são subtipos de grupos informais.
Um grupo de comando é aquele composto por indivíduos que se reportam diretamente a um executivo e sua estrutura é definida pelo organograma da organização. Um conjunto de gerentes de uma rede de lojas e seu administrador geral constitui um grupo de comando. O grupo de tarefa é um conjunto de pessoas que se unem para executar determinada tarefa, não se limita ao seu imediato superior podendo se reportar as demais autoridades da organização. Um grupo de montadores destinados a bater uma determinada meta de sua indústria é um exemplo de grupo de tarefa.
O grupo de interesse é o conjunto de indivíduos que associam esforços para atingir um objetivo comum podendo ser um membro ou não de um grupo de comando ou tarefa. Um grupo de pessoas reivindicando melhores condições de trabalho forma um grupo de interesse. Um grupo de amizade é aquele que se forma porque os indivíduos que o constituem possuem características similares como faixa etária, religião, mesma herança cultural ou torcem pelo mesmo time de futebol, geralmente esse tipo de grupo ultrapassam o ambiente organizacional.
Quadro 1.1
TIPOS DE GRUPO
FORMAL INFORMAL
COMANDO INTERESSE
TAREFA AMIZADE
Por que as pessoas se reúnem em grupos?
Não existe um único motivo pelo qual as pessoas se reúnem em grupos, cada uma observa um beneficio da formação de grupos. Algumas dessas razões são: a segurança, status, auto-estima, associação, poder e alcance de metas.
• Segurança: em grupos as pessoas se sentem mais fortes e menos ameaçadas;
• Status: participar de um grupo significa ser reconhecido e tendo sua importância verificada para os demais membros e status para seus membros;
• Auto-estima: a participação em grupos além de demonstrar status aos demais grupos, as pessoas podem se valorizar aos seus próprios olhos;
• Associação: as pessoas gostam da interação constante com os membros de seu grupo, geralmente é a principal fonte de atendimento de suas necessidades sociais;
• Poder: os objetivos que não se pode alcançar por meio de esforços individuais se tornam possíveis a conseção através dos esforços grupais, o chamado poder no agrupamento;
• Alcance de metas: em determinadas ocasiões os executivos deverão conciliar diversas habilidades que estão presentes em diferentes tipos de pessoas para que se possa atingir os objetivos e metas organizacionais, utilizando assim um grupo formal.
Estágios de Desenvolvimento do Grupo
Os estágios de desenvolvimento de um grupo é uma seqüência padronizada de evolução a qual os grupos passam. Esta seqüência é composta pelas etapas de formação, normalização desempenho e interrupção.
• Formação: Etapa a qual os membros possuem uma grande incerteza dos propósitos do grupo, sua estrutura, sua liderança e o comportamento aceitável por seus integrantes. Este estágio finaliza-se quando as pessoas começam a entender seus papeis no grupo e se visualizar como parte do grupo.
• Tormenta: Neste estagio se apresenta os conflitos do grupo graças
...