Fundamentos Do Comércio Exterior
Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Do Comércio Exterior. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FranChris • 4/6/2013 • 501 Palavras (3 Páginas) • 705 Visualizações
Exportação é o ato de vender, remeter ou enviar mercadorias ou serviços oriundas de um país a outro via processo comercial e fiscal. A saída de bends e serviços de um país para o exterior é considerado como o ato de Exportação.
Importação é o ato de comprear, adquirir ou receber mercadorias ou serviços produzidos em outro país via processo comercial e fiscal. Importar é a entreada em um determinado país de bens e serviços produzos no exterior.
Oq motiva um país a exportar e importar é a abundância ou falta de determinada mercadoria ou serviço, é oq motiva essa transação. Assim como um relacionamento político (um acordo) e também uma excelência na produção interna atraindo novos negócios e captando melhorias nos processos.
A Exportação fortalce alguns aspectos para o país, são eles: estabilidade da economia; desenvolvimento social; crescimento empregos; dentre outros.
Por sua vez a Importação, tem sua improtância, principalmente em: Desenvolvimento tecnológico; ganho de conhecimento; suprimento de bens e riquezas q não possuímos.
Intervenientes Internacionais, eles detém o poder de intervir em diversas situações pelo mundo.
Alguns orgãos, são:
- ONU (intervém em questões de diversas alçadas bem como diplomáticas);
- OMS (mais na área da saúde tida como bem-estar, física, mental e social);
- BIRD (uma espécie de financiadora dos países. Constitui o Banco Mundial, utiliza de capital do mercado mas possui seus próprios recursos. Integra o FMI quem obrigatoriamente faz parte do BIRD. Investimento BIRD principalmente período pós guerra, intuito de reconstruir e reerguer economias e países inteiros).
- FMI (instituídos em Bretton Woods 1944. FMI criado na maior parte para socorrer economias a beira de colapso, porém, cobrando taxas e juros em cima de empréstimos).
Funções e objetivos Intervenientes Internacionais.
OMC (Organização Mundial do Comércio), surgiu de acordo com a necessidade da criação de organismos internacionais e órgãos financeiros que possam regular as disparidades econômicas e comerciais existentes no mundo. Também atuando como mediador em crises comerciais entre países.
Pricipais problemas OMC
Dumping valor da exportação menor que de mercado
Antidumping sobretaxa
Impostos abusivos nas transações
Nacionalismo, protecionismo e barreiras diversas.
Blocos econômicos e acordos bilaterais tem como objetivo serem fortes e competitivos, terem mais poder de barganha, sem mais bem representado pelo mundo e fortalecer a economia.
ACORDO INTERNACIONAL conduzido pelo Ministério das Relações Exteriores. O motivo para que o Brasil firme acordos como esses com outros países, são princiaplmente situações como: alta do comércio exterior, recebimento de investimento vindo de fora, e melhora de relações entre países.
BLOCOS ECONÔMICOS
criados com o untuito de fortalecerem, superarem
...