Fundamentos Do Serviço Sociais
Ensaios: Fundamentos Do Serviço Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elielza • 10/3/2015 • 232 Palavras (1 Páginas) • 157 Visualizações
A evolução da assistência passa a ser compreendida seguindo o percurso histórico, desde a sociedade medieval quando era desenvolvida pelos príncipes e pela igreja, e na sociedade moderna. Mas o fato era que a assistência não era realizada de modo adequado naquela época. Na trajetória evolutiva do Serviço Social,sua fundamentação teórica se deu fora do corpo profissional,ou seja, a partir da utilização de conhecimento de outras áreas,influenciado bem de perto por aparatos conservadores. Com foco na ‘questão social’, contou com o reforço da ideologia desenvolvimentista que mistificou o comunitarismo como união das classes, se mantendo nos marcos conservadores, em prol da modernidade e do progresso para todos.O atrelamento com a igreja Católica e com a sociedade burguês ainda são marcas constantes no trabalho dos primeiros assistentes sociais.
O Serviço Social, nos países latino-americanos, teve influência norte-americana e também continuava a sofrer influências da cultura cristã, associando o Serviço Social a ações desenvolvidas pelas congregações religiosas.Os assistentes sociais eram conhecidos como “visitadores sociais”ou “ trabalhadores sociais”.As concepções de Serviço Social assumem características próprias de acordo com o momento histórico das sociedades.
No Brasil, o Serviço Social se concretiza,enquanto profissão, a partir do momento em que os conflitos de classe começam a se tornar problemas sociais, mas o processo de construção da profissão não acontece de forma contínua e linear.Na atualidade,a prática do assistente social deve estar pautada no projeto ético-político do Serviço Social.
...