Fundamentos Economicos
Exames: Fundamentos Economicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rolufo • 9/11/2013 • 737 Palavras (3 Páginas) • 449 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina: Fundamentos Econômicos
Curso: Administração.
Professor: Joseane Borges de Miranda
Nome do aluno: Rodrigo Luiz Foss.
Data: 12 de setembro de 2011.
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Leia atentamente o texto a seguir e responda as perguntas (a) e (b).
Aprendemos que o problema fundamental da economia é a escassez. A economia é a ciência que estuda a maneira como esses recursos escassos são distribuídos com o objetivo de produzir bens e serviços para atender o consumo da sociedade.
a) A partir do conteúdo estudado, você diria que o conceito de escassez implica em escolha? Por quê?
Sim! Causam mudança do equilíbrio para um preço menor e uma quantidade maior; reduções na Oferta levam a aumentar o preço e diminuir a quantidade de equilíbrio.
b) Em caso positivo, dê dois exemplos relacionados ao texto que caracterize a necessidade de escolha em situação de escassez.
“A demanda mundial já ultrapassa a oferta”.
“Relatório do Congresso americano avalia a atual produção mundial em 124 mil toneladas por ano, enquanto o consumo já é de 134 mil toneladas, e deverá alcançar as 200 mil toneladas em 2014”.
2. Leia atentamente o texto abaixo e, considerando seus estudos até aqui, desenvolva a atividade que será proposta a seguir.
Faça uma análise crítica do texto acima. Sua análise deverá conter um resumo da ideia principal contida no texto e seu posicionamento sobre o assunto discutido. Você poderá aprofundar sua análise do tema buscando outras fontes de pesquisa (livros, jornais, internet, ctc.). Entre 15 e 20 linhas. (3,0 pontos)
Como o termo commodity refere-se à mercadoria e é utilizado em transações comerciais, esse termo é usado como referência aos produtos base (matéria-prima) ou um grau menor na industrialização produzida em grande escala, mas por produtores diferentes e que podem ser estocados por determinado período sem perda de qualidade. Por isso se torna um fator importante na economia, embora sejam mercadorias primárias, possuem cotação e negocialização globais onde as oscilações nas cotações têm impactos significativos podendo causar perdas e danos a países.
O ponto de equilíbrio – tende a se formar sempre que o mercado específico do bem ou serviço em questão funcionar plenamente. Ou seja, se houver concorrência entre os produtores e também entre os consumidores, e se ninguém dispuser de informações privilegiadas que possa usar contra o outro lado na negociação
...