Fundamentos Sociologicos Da Educaçao
Trabalho Escolar: Fundamentos Sociologicos Da Educaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissamedeiros • 7/10/2014 • 500 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?
Resposta: A educação de caráter institucuional, racional e burocrático pode ser definida por valorizar a transmissao de conhecimento sem estimular a reflexão dos alunos e acabava com uma educação em massa e limitada para os alunos que eram treinados a darem sempre as respostas “certas”, definidas pela sociedade. Esse tipo de educação não é um modelo agradável para os alunos, pois eles ficam sem o direito de refletir sobre assuntos diversos, não tem uma aulas diferentes e são obrigados a cumprir todas as regras diretas e indiretas postas pela sociedade, ou seja, não podem ter opniões próprias.
2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?
Resposta: Para Weber o objetivo principal da educação era o de formar a autonomia e as opniões dos alunos por meio de determinados assuntos, dando certa liberdade e também estimulando as reflexões dos próprios alunos por meio do conhecimento. Para alcanças esse objetivo o professor deve ter conciencia de que seu papel é proporcionar ferramentas(materias e materiais) e através deles estimular para que seus alunos tire suas conclusões e crie suas próprias opniões, não se esquecendo de que o mais importante é ser neutro o tempo todo, ou seja, não “tomar partido” de opniões para não induzir nenhum aluno a pensar de determinada maneira.
As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares
1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.
Resposta: Ao longo da minha formação escolar tive pouquissimos professores burocráticos-disciplinadores, na verdade lembro um pouco de apenas 3, onde eram colocadas diversas regras e impostas varias maneiras de comportamento padrão para a turma, geralmente era passada a materia na lousa e todos tinham de copiar de forma identica e no tempo estipulado pela professora, depois os textos eram estudados individualmente por cada aluno e aplicados em questoes de prova, não era permitido dar opniões e nem trabalhar em grupos, essas atidudes prejudicaram toda a sala em varias partes, por exemplo, tinhamos todos que lembrar que estavamos na aula da tal professora rigida e esquecer tudo o que podiamos fazer nas outras aulas, e a questão que mais foi prejudicada, essa particularmente foi a aula em que toda a turma menos aprendeu e a aula que quase ninguém falava.
2) Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos.
Resposta: Poderiam ter montado aulas dinamicas, com debates e atividades em grupos, ter aberto espaços para as opniões dos alunos, montado regras com todos juntos e ajudando, ter criado menos regra, ter trabalhado a disciplina da turma sem colocar medo, para que todos se sentissem mais a vontade para questionar, estudar e com certeza
...