Fundamentos Teóricos Acerca Do Cuidado E A Relação Entre Enfermagem E O Processo De Cuidar
Casos: Fundamentos Teóricos Acerca Do Cuidado E A Relação Entre Enfermagem E O Processo De Cuidar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silveriosousa • 6/5/2014 • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 1.005 Visualizações
Fundamentos teóricos acerca do cuidado e a relação entre enfermagem e o processo de cuidar
Trabalho apresentado a Fac Anhanguera
Unidade 3 para a obtenção
de nota na disciplina de Humanizaçao na assistencia
Orientador : Professora Elaine Valias
Campinas/SP
2014
Publicaçao de Fabiana Schunemann-Enfermeira -Portal da Educação...
O texto discorre sobre um resgate histórico da arte de cuidar que nos lembra do primeiro modelo de hospital no Brasil, que foi a Santa Casa de misericórdia de Santos, erigido em 1543 por Brás Cubas.
Tinham objetivos primordiais, que era prestar caridade e abrigar pobres e desabrigados, principalmente quando estavam doentes ou por morrer. Esteve sob péssimas condições devido a predominância de doenças infecto-contagiosa e pela falta de contingente qualificado.
No final do século XIX, com o aparecimento da medicina cientifica , da tecnologia e da infra estrutura mais sofisticada, passaram a proporcionar tratamentos que não tinham indicação de serem realizados em casa. Observando que o hospital tornou-se hegemônico com assistência predominantemente curativa. É neste cenário que surge Florence Nightingale, que durante 5 decadas lutou pelo reconhecimento da enfermagem como profissão.
Com o passar do tempo, o avanço da medicina favoreceu a reorganização. O médico se tornou um profissional liberal e a enfermagem gradativamente se profissionaliza, distinguindo entre Enfermeira, Técnicas e Auxiliares.
Hoje os enfermeiros buscam aperfeiçoamento com complementações dos cursos, tendo consciência da importância de seu trabalho na sociedade. Entre as varias atribuições do enfermeiro; como cuidados diretos ou não, inclusive processos administrativos, ele é responsável por inúmeras vidas diariamente e isso nenhuma tecnologia substitui.
O objetivo da atenção de enfermagem é cuidar, contribuir nesta transição do paciente que terá que se adaptar a mudanças no cotidiano. Cuidar significa além de tudo estar preocupado com o paciente, é mais que um movimento de atenção. É preciso perceber o outro como ele se apresenta, nos seus gestos, falas...,no seu intimo. Respeitando suas limitações, crenças e é neste contexto que o enfermeiro precisa ter a sensiilidade para atender as necessidades do paciente, informando-o sobre os procedimentos que serão realizados, esclarecimentos sobre exames, tratamentos que serão realizados já que o ambiente hospitalar causa medo e sofrimento a alguns pacientes e familiares.
Segundo a autora, o ``cuidar`` deve permitir para o cuidaor sensações de prazer e satisfação, onde ocorre trocas de conhecimentos e sentimentos, tendo uma relação de empatia pelo outro e cita ainda que ao cuidar do outro o enfermeiro esta cuidando de si mesmo.
´´CONHECIMENTO AUXILIA POR FORA, MAS SO O AMOR SOCORRE POR DENTRO. ´´
Albert Einsten.
O cuidar é a base de todo o processo de enfermagem. Abrange a prestação atenciosa e continuada de forma holística a uma pessoa cuidada. É fundamental a atitude e o comportamento adotado pelo enfermeiro sendo que tais atitudes o diferenciara do enfermeiro que trata, que concentram seus conhecimentos apenas na enfermidade, sendo este paciente apenas mais um caso resolvido aplicando as técnicas corretas e adequadas a situação, dos enfermeiros que cuidam que dirigem seus cuidados de modo holístico, respeitando a pessoa enferma como ser bio-psico-social, valorizando-a como pessoa única e insubstituivel, com características e vontades próprias.
É de grande importância que os enfermeiros repensem o que realmente o exercício da enfermagem significa em sua vida, melhorando os pontos menos positivos em seu desempenho profissional e fortalecendo os mais altos. Estamos a colaborar na mais rica de todas as atividades humanas. ``O alivio do sofrimento do nosso próximo ´´.
O cuidado manifesta-se na prevenção do potencial saudável dos cidadãos e depende de uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si. Quer dizer solidarizar-se ,evocando relacionamentos compartilhados entre cidadãos em comunidades ,ora, dependendo das circunstâncias e da doutrina adotada ,transmite uma noção de obrigação ,dever e compromisso social.
O cuidado significa desvelo, solicitude, diligencia, zelo, atenção e se concretiza no contexto da vida em sociedade ,implica colocar-se no lugar do outro , na dimensão pessoal e social, consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para o outro, visando proteger, promover e preservar a humanidade ,ajudando pessoas a encontrar significados na doença, sofrimento e dor, em como, na existência, é ainda ,ajudar outra pessoa a obter auto conhecimento, controle e auto cura, prestar cuidado quer na dimensão pessoal e social é uma virtude que integra os valores
...