Fundamentos da Propaganda e Marketing
Por: Lucas Joy • 5/11/2019 • Trabalho acadêmico • 845 Palavras (4 Páginas) • 251 Visualizações
Regime Especial
Fundamentos da Propaganda e Marketing.
- Resumo do capítulo “Mídia” do livro “Propaganda, Teoria, Técnica e Prática” (Armando Sant’anna).
- Os Veículos Publicitários
Uma boa peça publicitária não valerá nada se os veículos utilizados na divulgação não forem adequados ao seu meio de expressão e não alcançarem o público alvo com capacidade para comprá-la.
Ao realizar uma campanha publicitária, a primeira coisa que se define é o grupo consumidor do produto e o assunto que o agrada, para que possamos realiza-la com as características que chamem a atenção do público alvo.
A seleção de veículos deve ser escolhida no mesmo momento de planejar, pois, se público alvo em evidência é o que seleciona seus veículos, em contrapartida, a natureza de mensagem torna-se um meio mais flexível para expressá-la, o capital disponível para impulsionar a campanha, influenciam na seleção, sendo assim, antes de começar os preparos das peças publicitárias é indispensável revisar e coordenar esses fatores.
Após selecionar o veículo adequado, a programação dos mesmos é exercida depois que os layouts e textos estiverem prontos para serem apresentados e aprovados.
A programação pode ser entendida por discriminação, onde, os veículos usados possuem diversas características como: nome, preço de tabela, tamanho e preço de cada anúncio e por fim, sua data de publicação.
- Definição de Veículos
É toda forma ou recurso que transmite a mensagem publicitária ao grupo consumidor.
- Classificação de veículos
Geralmente se dá através de: Revistas, Jornais, Outdoor, Rádio, Televisão, Mídia suplementar e Publicidade direta, envolvendo os diversos veículos restantes. O objetivo publicitário depende diretamente da estratégia de mídia, garantindo o meio de transmissão mais eficaz, a fim de atingir o objetivo da propaganda, estabelecendo a melhor relação entre o investimento e diversos fatores intencionais para atingir os consumidores.
Eis a classificação:
- Veículos visuais (lidos ou vistos)
Imprensa: jornais, revistas e periódicos especializados
Outdoor: cartazes, painéis e luminosos
Publicidade direta: prospectos, folhetos, cartas, catálogos e congêneres
Exibições: displays, vitrinas e exposições.
- Veículos auditivos (ouvidos)
Rádio e alto-falantes.
- Veículos audiovisuais (ouvidos e vistos)
Televisão, cinema e audiovisual.
- Veículos funcionais (para desempenhar uma função específica)
Amostras, brindes e concursos.
O melhor veículo é uma combinação de todos eles. Todos eles apresentam vantagens e limitações. Para aproveitarmos 100% é preciso saber suas características e encaixa-lo na mensagem publicitária adequada. Podemos dizer que o melhor veículo para uma campanha é aquele que atinge o maior número de consumidores mais rápido e com menos gastos.
- Fatores Determinantes na Seleção de Veículos.
É necessário saber as características e natureza de cada veículo. São os seguintes fatores que devem influenciar na escolha dos veículos: Público visado; âmbito da campanha; atividades publicitárias dos concorrentes; oportunidade; prestígio do veículo; verba disponível; tipo de distribuição e necessidade de influenciar revendedores.
- O Perfil do Homem de Atendimento de Veículo.
A relação Agência/Veículo deve assumir contornos definitivos, eliminando atitudes duvidosas.
O negócio da propaganda que deve ter um acordo implícito entre agências, anunciantes e veículos, tem sido prejudicado com o atrito e desconfiança que vem aumentando ao longo dos anos.
...