Fundações Palácio Dos Sonhos E Canton Tower
Monografias: Fundações Palácio Dos Sonhos E Canton Tower. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katiamonteiro • 4/10/2013 • 532 Palavras (3 Páginas) • 964 Visualizações
Palácio dos Sonhos – Dubai
O Palácio dos sonhos está localizado em Dubai, teve sua construção iniciada em 1994 por um grupo de Arquitetos da Grã- Bretanha, os quais se inspiraram em um iate e gostariam que sua estrutura surgisse da água, sendo necessária a construção de uma ilha artificial. A fundação desse prédio é bastante diferente pelo fato de que o edifício foi construído em cima de uma ilha artificial, criada somente para abrigá-lo e também porque o prédio possui 320m de altura. A construção dele foi em 1995 e fica há 270 metros da costa.
A princípio foi pensado em criar uma ilha artificial feita com pedras, mas essa ideia não foi levada adiante pois os autores da obra queriam que o prédio ficasse o mais baixo possível, próximo ao nível do mar, se fosse feito de pedras, a ilha iria ser muito alta o que não daria o efeito pretendido, de que o edifício pareça sair do mar. Então, foi criado vários blocos de concreto ocos e colocados no mar criando a ilha, esses blocos absorvem o impacto das ondas pois funcionam como uma esponja, assim, o prédio está fora do perigo de ser alagado.
Além do problema de que a água do mar poderia invadir o prédio depois de pronto, em algum dia de fenômenos naturais que o mar ficasse agitado, os engenheiros tiveram que se preocupar com outra questão: Como impedir que a água do mar entre na fundação antes mesmo da construção do edifício em si? Para evitar isso e consequentemente a morte de vários operários que trabalhavam no local, removeram uma parte de areia por baixo das escavações e injetaram concreto, impedindo assim que a água atinja a obra.
Para sustentar o edifício, foi colocado enormes cabos de aço há 20m de profundidade, no formato de um triângulo, com isso fizeram uma parede, impedindo assim o contato da areia com o edifício.
Um teste de sondagem revelou que nem há 180m de profundidade havia rocha sólida, para fazer as fundações e o prédio ficar estável. Para solucionar esse problema usam estacas de concreto revestidas com aço, e o método utilizado foi o atrito superficial, batem as estacas até um ponto que não importa quantas batidas é dada, ela continua na mesma posição, fixa.
Para a fundação foram usadas 250 colunas com 120m cada uma
Canton Tower – China
A Canton Tower também teve que enfrentar problemas em relação as fundações, nesse caso, o prédio possui 610 metros de altura e a dificuldade encontrada para a construção do prédio em relação as fundações foi porque o solo do local era muito encharcado, conforme foram fazendo as escavações encontraram um lençol freático, precisaram driblar essa situação para construir um prédio muito alto e que precisaria de um solo firme que deixasse o prédio estável.
Para fazer esse edifício foram estudados edifícios anteriores que tinham complexidade semelhante a ele.
Aspectos da fundação:
- Fundação de 30m de profundidade
- Cada coluna tem uma pilha de concreto
- Grande apoio no solo para o núcleo de concreto
- Foram cavados poços preenchidos com anéis de concreto e
...