Fundo De Investimento
Artigos Científicos: Fundo De Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Atis • 30/9/2014 • 871 Palavras (4 Páginas) • 307 Visualizações
• Conceito
Um fundo de investimento é uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Um fundo é organizado sob a forma de condomínio, e seu patrimônio é dividido em cotas, cujo valor é calculado diariamente por meio da divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas em circulação.
O conceito de Fundo de Investimento é relativamente simples: parte-se da premissa de que quanto maior for o valor disponível para ser investido, maiores serão as opções de investimento e, consequentemente, maiores serão os rendimentos. Como nem todos possuem sozinhos o capital necessário para ter acesso aos melhores "produtos financeiros" oferecidos pelo mercado, investidores com interesses comuns unem seus recursos em um fundo, a fim de obter ganhos financeiros a partir da aplicação conjunta em títulos e valores mobiliários.
• Origem
A origem dos fundos de investimento remonta à Inglaterra da metade final do século XIX, onde, por volta de 1860, foram criadas as primeiras espécies de fundos, então denominados investment trust. A principal característica desses fundos era o fato de serem fechados (não havia emissão de novas quotas nem resgates antecipados), sendo constituídos em forma de condomínio fechado, ou closed-end funds.
Em que pese sua origem inglesa, foi nos Estados Unidos da América onde os fundos de investimentos prosperaram de forma notável. Os primeiros fundos mútuos de investimento daquele país surgiram por volta da década de 1920, e tinham seu foco no investimento em ações. Houve então a primeira grande manifestação da influência dos fundos de investimentos na economia, pois foram esses fundos que contribuíram diretamente para a formação da bolha especulativa que culminou no crash da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929.
No Brasil, os fundos de investimento surgiram por volta de 1945, mas de maneira muito tímida. Tanto que a primeira regulamentação do tema no país só surgiu vinte anos depois, em 1965, sendo que somente em 1969 os fundos de investimento passariam por um período de expansão. No entanto, foi ao longo dos anos 90 que a indústria dos fundos de investimento brasileiros teve seu grande desenvolvimento,
graças a estabilização da economia e controle inflacionário trazidos pelo advento do Plano Real.
Atualmente os Fundos de Investimentos são fiscalizados e regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM, através da Instrução CVM nº409, de 18 de agosto de 2004.
• Funcionamento
Os cotistas compram uma quantidade de cotas ao aplicar, e pagam uma taxa de administração a um terceiro (o Gestor) para coordenar as tarefas do fundo e gerenciar seus recursos no mercado. Ao comprar cotas de um determinado fundo, o cotista está aceitando suas regras de funcionamento (aplicação, resgate, horários, custos etc.), e passa a ter os mesmos direitos dos demais cotistas, independentemente da quantidade de cotas que cada um possui.
O investidor ao aplicar os seus recursos financeiros em um fundo de investimento estará adquirindo uma certa quantidade de cotas que representarão o patrimônio do fundo de investimento.
• Custos para o investidor
As taxas que podem ser cobradas pelo Administrador do Fundo
...