Função Da Vigilância Epdemiologica
Artigo: Função Da Vigilância Epdemiologica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clausantos • 11/9/2013 • 321 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
Função da vigilância epidemiológica
A vigilância epidemiológica tem varias funções, desde a prevenção até o controle das doenças. Todo tipo de epidemia doenças infecciosas e parasitarias dentre elas a detecção de doenças emergentes e reemergentes .
Os congressos realizados pelas organizações tem a função e de ter uma rápida resposta para as ameaças de doenças infecciosas com isso a vigilância epidemiológica tem que pesquisar e informar os países subdesenvolvidos sobre as epidemias que possam contaminar a população e com isso diminuir a mortalidade em massa.
A vigilância tem como responsabilidade definir prioridades entre as doenças emergentes e reemergentes desenvolver e atualizar frequentemente as normas para prevenção e controle tanto individual quanto de saúde publica. Identificar indivíduos e organizações não governamentais que possam receber e transmitir informações dentro do pais, além dos profissionais de órgãos governamentais e que precisam ser envolvidos .
Montar um plano de ação com estratégias para divulgar as informações a população geral fazendo o uso da mídia e de todos os meios de comunicação, sendo que essa informação deve ser transmitida rapidamente e depois ter uma conscientização, com uma educação continuada incluído treinamento de pessoas da vigilância para transmitir e orientar a população de um modo pratico e de fácil entendimento.
A vigilância epidemiológica também atua no desenvolvimento e na elaboração de normas para o uso racional de drogas. Deve monitorar e controlar o uso de antibióticos. Revisar frequentemente a lista de antimicrobianos baseados nos dados de sensibilidade.
A vigilância deve atuar na elaboração de campanhas educacionais sobre o uso das drogas custo beneficio em hospitais.
Fazer controle de surtos recomendando sempre sobre o controle de quarentena e viagens. Desenvolver planos operativos regionais e nacionais incluindo o treinamento de equipes para identificar grupos especialistas, laboratórios com capacidades diagnosticas para as doenças priorizadas, além de reagentes, drogas e vacinas, licenciadas ou em fase de investigação e atualizar frequentemente a lista.
A vigilância tem que conduzir avaliações formais da resposta do surto assim fazendo o combate necessário.
...