Função primária do sistema renal
Projeto de pesquisa: Função primária do sistema renal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dom_veiga • 1/7/2014 • Projeto de pesquisa • 927 Palavras (4 Páginas) • 464 Visualizações
INTRODUÇÃO
Os rins são órgãos vitais para o ser humano, filtram substância que já não servem ao organismo, bem como toxinas do sangue que, depois, expulsam através da urina. Além disso, regulam o equilíbrio hídrico e de sais minerais no organismo. A função dos rins, ureteres, da bexiga e da uretra consiste em armazenar urinas e excretá-las do corpo.
Outra função importante do sistema renal é a regulação do equilíbrio ácido-básico: os rins facilitam a excreção de produtos ácidos (produtos do catabolismo, ácido lático, por exemplo) e atuam na conservação de produtos básicos o que é feito por meio da secreção tubular de hidrogênio e amônia e da reabsorção de bicarbonato, regulando a sua concentração plasmática.
Uma das funções vitais dos rins consiste em purificar o sangue de metabolitos, que são principalmente substâncias resultantes da decomposição de proteínas, ou seja, a uréia e o amoníaco. As toxinas e os medicamentos são também eliminados através dos rins.
SISTEMA RENAL
A principal função do sistema renal é eliminar o excesso de água, de sais minerais e de substâncias nitrogenadas, altamente tóxicas, como amônia, a uréia e o ácido úrico.
Ao metabolizar os nutrientes, as células do corpo produzem resíduos – dióxido de carbono, excesso de água e calor. Além disso, o catabolismo das proteínas produzem impurezas nitrogenadas tóxicas como amônia e uréia. Também, os íons essenciais como sódio (NA+), o cloreto (C) o sulfato (SO42), fosfato (HPO42) e o hidrogênio (H+) tendem a acumular-se em quantidade excessiva. Todos os materiais tóxicos e o excesso de materiais essenciais devem ser excretados (eliminados) pelo corpo, de modo que a homeostase seja mantida.
Vários órgãos contribuem com o trabalho de eliminação de resíduos pelo corpo, entre eles os rins, que excretam água, impurezas nitrogenadas do catabolismo das proteínas, algumas toxinas bacterianas, H+ e sais inorgânicos (eletrólitos), mais algum calor e dióxido de carbono.
Os rins pareados são órgãos avermelhados em forma de grão de feijão. Eles se situam logo acima da cintura, contra a parede posterior da cavidade abdominal. Uma vez que estão fora do revestimento peritoneal da cavidade abdominal, sua posição e descrita como retro peritoneal.
Cada rim pesa cerca de 150g e mede 11-12cm de comprimento, 4-6cm de largura e 2-3cm de espessura, cada rim apresenta um bordo convexo e outro côncavo, neste ultimo, encontramos o “hilo renal”, através do qual o ureter deixa o rim, e os vasos sanguíneos e linfáticos e nervos entram e saem. Cada rim está recoberto por uma cápsula fibrosa, uma membrana lisa, transparente e fibrosa, que serve como uma barreira contra o trauma e infecção. Uma massa de tecido adiposo (cápsula adiposa) circunda a cápsula renal e protege e rim e, junto uma camada fina de tecido conjuntivo denso e irregular ancora o rim á parede do abdome posterior.
O rim pode ser dividido em uma zona cortical e uma zona medular. A zona cortical possui estruturas vasculares, os corpúsculos renais (ou de Malpighi), onde o sangue é filtrado. A presença dessas estruturas permite o rápido diagnóstico histológico deste órgão
As estruturas microscópicas e macroscópicas do rim que participam na secreção e condução da urina são:
-glomérulo: a artéria renal distribui-se pela estrutura renal e, dessas ramificações, originam-se as artérias aferentes que formam os minúsculos novelos capilares denominados glomérulos ou corpúsculos de Malpighi. Cada glomérulo está envolvido por uma cápsula de paredes duplas denominadas cápsula de Bowman ou glomerular;
-túbulos renais: é tubos longos que se originam na cápsula de Bowman como túbulo coletor. A confluência com outros túbulos coletores forma
...