Funções Lipídeos
Seminário: Funções Lipídeos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thais_8180 • 18/11/2014 • Seminário • 872 Palavras (4 Páginas) • 173 Visualizações
O que são lipídios
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.
Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).
Funções dos lipídios
Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
1) Quais são os principais tipos de lipídeos?
Os principais tipos de lipídeos são os triglicerídeos (gorduras e óleos), fosfolipídeos, ceras e esteroides.
2) Qual é a fórmula estrutural do glicerol? E a qual grupo funcional da química orgânica pertence esta molécula?
O glicerol é uma cadeia linear de três carbonos; o carbono central está ligado a um radical hidroxila (-OH) e um átomo de hidrogênio. Os outros dois carbonos das extremidades estão ligados cada um a um radical hidroxila e dois átomos de hidrogênio. Espacialmente, a molécula de glicerol apresenta os grupos hidroxila virados para o mesmo lado.
3) Como são feitos os triglicerídeos?
Os triglicerídeos, gorduras ou óleos, são feitos a partir da ligação entre ácidos graxos e uma molécula de glicerol. As hidroxilas de cada um dos ácidos graxos e cada uma dos hidrogênios que formam a hidroxila do glicerol se ligam, liberando três moléculas de água, sua reação esterificadora.
4) O que são os fosfolipídeos?
Os fosfolipídeos são moléculas feitas de glicerol ligados a duas longas cadeias de ácidos graxos e um grupo fosfato (PO4-3). Além disso, os fosfolipídeos são moléculas anfipáticas, isto quer dizer, elas têm uma parte apolar (a longa cadeia de ácidos graxos) e uma parte polar (relacionada ao grupo fosfato).
Os fosfolipídeos são as principais moléculas que formam a membrana plasmática. A esfingomielina, macromolécula que forma a bainha de mielina nos axônios no sistema nervoso, é um fosfolipídeo também.
5) O que são esteroides? Quais são os exemplos de esteroides que têm função biológica?
Os esteroides são lipídeos formados a partir da combinação de quatro anéis de carbono, três deles feitos com seis carbonos cada e um feito com cinco carbonos na sua extremidade. A união entre cada anel é feita através do compartilhamento de dois átomos de carbono que pertencem aos dois anéis.
Os sais biliares, colesterol, os hormônios sexuais (estrógeno, progesterona e testosterona), os corticoesteroides e a pro-Vitamina D são exemplos de esteroides.
6) O que são moléculas hidrofóbicas (ou regiões hidrofóbicas de uma molécula)? O que são moléculas hidrofílicas? Como elas são caracterizadas de acordo com a polaridade?
Moléculas hidrofóbicas são aquelas que tem pouco o nenhuma propensão a se dissolver na água (hidro = água, fobia= medo). Moléculas hidrofílicas, ao contrário,
...