Fusao Da Ambev
Ensaios: Fusao Da Ambev. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irlaferreira • 16/3/2015 • 484 Palavras (2 Páginas) • 531 Visualizações
Questões:
1- A Brahma e Antárctica sempre foram velhas e tradicionais concorrentes. Por que substituíram a competição agressiva pela associação e cooperação?
2- Faça um comparativo entre possíveis vantagens e desvantagens da megafusão para cada uma das empresas envolvidas.
3- No seu ponto de vista, quais os fatores que levaram a essa megafusão?
4- Como ficará a administração da nova companhia em mão de tradicionais inimigos que não se bicam?
Respostas:
1- Para ampliar a participação e a manutenção do mercado nacional, bem como somar esforços na expansão do mercado do MERCOSUL, e criar uma blindagem à entrada de empresas estrangeiras no mercado local.
2- Antarctica:
Vantagens:
- Possibilidade de pagamento das contas;
- Fortalecimento do mercado nacional e internacional;
- Redução dos custos e aumento dos lucros;
-Aumento no preço das ações na bolsa de valores;
- Aumento no segmento refrigerantes;
- Partilhar da política administrativa e política da Brahma
Desvantagens:
- Venda da marca Bavária;
-Baixa no mercado cervejeiro;
- Ter de compartilhar sua tecnologia com sua antiga rival.
Brahma:
Vantagens:
- Venda da marca Bavária;
- Utilização da cadeia produtiva da Antarctica;
- Maior lucro; - maior produtividade;
- Expansão do mercado cervejeiro.
Desvantagens:
- Ter que assumir o alto custo de reestruturar a antiga rival que estava em decadência.
3- A Brahma com sua política ousada de expansão tinha em seus planos, não apenas tornar-se líder no mercado nacional, mas também se tornar forte concorrente no mercado internacional. A Antarctica tinha muitas contas e precisa se fortalecer no mercado. Surgiu então por parte de Jorge Paulo Leman, um dos donos da Brahma, a ideia da fusão com a Antarctica. Outros já haviam tentado várias vezes comprá-la fundir-se a ela, tais como a gigante americana Anheuse-Busch, que esperava a hora H para se apoderar do controle da companhia, mas o máximo que a companhia dos EUA conseguiu foi uma pequena associação, desfeita após a fusão. Naquela época, a Brahma tinha uma fatia maior do mercado nacional e internacional, e a Antárctica a melhor tecnologia, além de produtos líderes no mercado. À primeira, faltava investir em inovações e, à segunda, uma política de resultados mais imediatos, duas coisas que não se conseguem em curto prazo.
4- É impossível manter dois jeitos de comandar uma única equipe. Quando há uma fusão, é preciso reavaliar o que deve ser feito e como isso deve
...