Fôrmas Para Concretagem
Artigo: Fôrmas Para Concretagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: izabellawinand • 20/11/2013 • 439 Palavras (2 Páginas) • 469 Visualizações
Fôrma de concretagem (pilar, viga e laje)
As fôrmas para concreto são feitas para dar forma a alguma peça em concreto, seja lajes, vigas ou pilares. Elas podem ser confeccionadas de diversos materiais como madeira, plástico, aço, alumínio entre outras.
Para a montagem das fôrmas devemos seguir normas e instruções para que a mesma esteja apta a conseguir construir uma estrutura de concreto nas recomendações do projeto.
Primeiramente montamos as formas de laje que devem ser iniciadas com os eixos e gastalhos. Os eixos devem estar precisos e podem contar com o auxílio de teodolito e trena para tal. Devemos também transferir o nível de referência para a laje. Depois da marcação dos eixos coordenados, usamos linhas para a execução dos gastalhos.
Com os eixos e gastalhos executados começamos fixando os pontaletes-guia bitolados nas extremidades do gastalho, marcando o nível onde a extremidade superior do painel do pilar deve chegar. Posicionamos os painéis nos pontaletes-guia e colocamos os montantes verticais para terminar a montagem de uma das faces da fôrma. Com o auxílio de um martelo encaixamos as chavetas nos orifícios das estruturas metálicas dos painéis que serve para unir os painéis. Passamos o desmoldante nas fôrmas e colocamos a armação não esquecendo os espaçadores, galgas e distanciadores, então fechamos a última face da fôrma e travamos todas as suas laterais (podemos utilizar tensores, castanhas, porcas e barras de ancoragem para o travamento). Logo após o travamento, ajustamos o escoramento do conjunto e nivelamos as faces montadas, verificamos o prumo das faces da fôrma para então começar a construção dos pilares Para as formas de viga e laje começamos com a montagem dos fundos de vigas colocando painéis nas cabeças dos pilares. O fundo da viga vai ser pregado na lateral das cabeças dos pilares e nos garfos. Colocamos um mosquito em um dos lados do fundo para ajudar na desforma. Posicionamos todas os garfos que são escoras e torres metálicas. Nivelamos o fundo da viga com cunhas de madeira na base das escoras e dos travamentos. Em seguida devemos lançar os painéis laterais e que devem encostar na borda do painel de fundo, posicionamos as escoras de madeira e lançando os barroteamentos e sobre eles colocamos o assoalho da laje pregando as chapas compensadas. Depois disso devemos nivelar os panos de lajes e verificar a contraflecha, nivelando tudo com as devidas ferramentas.
Com tudo pronto começamos o trabalho de ajuste e travamentos. Primeiro travamos as laterais das vigas com cunhas duplas e que devem ser pressionadas contra um dos dentes do escoramento. Com isso fixamos os gabaritos elétricos e hidráulicos, passamos desmoldante no assoalho e colocamos a armação para depois realizar a concretagem.
...