GERAÇÃO Y - OS DESAFIOS PARA OS JOVENS QUE BUSCAM SEU LUGAR NO MERCADO DE TRABALHO
Casos: GERAÇÃO Y - OS DESAFIOS PARA OS JOVENS QUE BUSCAM SEU LUGAR NO MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nnatashamartins • 28/3/2015 • 814 Palavras (4 Páginas) • 440 Visualizações
Introdução:
Há um crescente aumento de jovens pertencentes a uma geração denominada Geração Y no mercado de trabalho e essa inserção vêm gerando impactos nas relações dentro das empresas.
De acordo com Cazaleiro (2011, p.15):
Conflitos, divergências de opinião, baixa produtividade, pouca motivação, todos esses são problemas que a organização precisa combater para garantir o bom desempenho de suas atividades e processos. Porém muitas vezes estes problemas surgem por questões culturais diferentes entre os indivíduos. É aqui que entra a preocupação em compreender as gerações e adaptar as práticas e políticas organizacionais ao perfil de tais gerações. (CAZALEIRO, 2011, p.15).
Entretanto, o conflito entre as gerações é inevitável, pois apresentam formas de agir e pensar diferentes. Inserido neste cenário surge o problema desta pesquisa: A inserção da Geração Y no mercado de trabalho está alterando as relações dentro das organizações?
Tendo como base este problema, temos o seguinte tema desta pesquisa: A Geração Y e as contribuições para o mercado de trabalho. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é identificar como os jovens dessa geração vem contribuindo com a sua inserção e verificar se estão alterando as relações dentro das organizações.
Os objetivos específicos permitem aprofundar as intenções expressas no objetivo geral (CERVO: BERVIAN, 2002). São eles:
• Identificar a expectativa da geração Y em relação ao mercado de trabalho;
• Identificar características dos jovens da geração Y;
• Investigar os motivos dos conflitos existentes com as gerações anteriores.
A hipótese propõe uma solução ao problema levantado, antecipando o que a pesquisa pretende confirmar (PÁDUA, 2004). Esta pesquisa buscará confirmar as seguintes hipóteses:
• Os jovens da geração Y possuem expectativas maiores do que apenas a estabilidade e aposentadoria, o que provoca grande dificuldade para as empresas conseguirem reter esses talentos.
• A geração Y não é muito diferente de outras gerações.
• A geração Y possui uma visão diferenciada das anteriores e isso faz com que esses jovens sejam rotulados de ansiosos, infiéis e insubordinados.
Após a definição do problema, tema, objetivos geral e específicos e as hipóteses é necessário responder a mais uma pergunta: por que realizar esta pesquisa e qual a sua importância?
As organizações vêm enfrentando diversas mudanças, e uma delas é a crescente inserção dos jovens da Geração Y no mercado de trabalho.
Segundo Oliveira (2010) a Geração Y são os jovens que nasceram entre 1980 e 1999 e estão começando a entrar no mercado de trabalho, podendo assim gerar conflito com as gerações que já estão inseridas nesse mercado. Esses jovens possuem uma maneira diferenciada de ver a vida bem diferente das gerações passadas, pois são questionadores, competitivos, flexíveis, criativos, e principalmente impacientes quando o assunto é tempo, buscam os resultados de forma extremamente rápida.
Conforme Lipkin e Perrymore (2010) observam em seu livro, essa geração foi criada em um mundo tecnológico, ou seja, completamente
...