JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO
Casos: JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RitaZakaluk • 17/11/2014 • 642 Palavras (3 Páginas) • 569 Visualizações
ovens no Mercado de Trabalho
Hoje muitos jovens querem o seu primeiro emprego, alguns buscam por seus próprios métodos, outros por meio de indicações, não sendo desmerecido o seu trabalho, quando ele possui um bom Currículo. Sempre ficamos na dúvida de quando vamos estar preparado para o mercado de trabalho, e isso é uma dúvida saudável, pois devemos estar tentando a todo tempo superar nossos próprios limites, sempre procurando capacitações que nos possa fazer crescer no mercado de trabalho.
O momento certo para o jovem entrar no mercado de trabalho, é quando este estiver com capacidade de lidar com os problemas que o mercado de trabalho lhe passar, e quando o mesmo estiver confiante em suas próprias capacidades. Mas, nem todo mundo é perfeito no seu primeiro emprego, e acaba sendo dispensado antes do previsto causando certa decepção. As maiores dificuldades enfrentadas pelos jovens quando entram no mercado é a questão do horário, pois muitos não têm o costume de acordar cedo e acabam perdendo a hora de chegar, dependendo das condições do jovem, outro ponto, é o transporte, pois nem todos tem o luxo de ter um carro que os locomova de sua residência, até o trabalho, passando a depender do transporte público que este, por sua vez está sujeito aos eventos do dia-a-dia, como trânsito, fatores climáticos, paradas (lotadas algumas). Os chefes que são irritantes também não ficam para trás, e chega a ser cansativa sua presença em nossas vidas, mais sempre tem aqueles que conseguem ter chefes agradáveis. E para ingressar no mercado, o primeiro de tudo é a formação, sem formação o jovem não está qualificado para ser contratado pela empresa, pois elas sempre buscam o melhor para contratarem, depois vem à responsabilidade da pessoa, a entrevista também nos mostra como o jovem será dentro da empresa, se está nervoso, impaciente, atrasado, entre outros pontos observados pelo entrevistador. O profissionalismo é a capacidade de uma pessoa estar apta a sempre produzir o que lhe é passado dentro da empresa, sempre com eficiência. As expectativas sobre um jovem nos dias de hoje é muito grande, começando com sempre estar crescendo dentro da empresa, e nunca estar ocioso dentro de seu setor, procurando estar produzindo a todo tempo bons trabalhos, pois isso será reconhecido no futuro. O termo “Estagiário” muito conhecido hoje em dia, tem a seguinte atribuição, pois ele não possui vinculo empregatício com o contratante, apenas um contrato, que ao fim deste, o contratante decide se o efetiva, ou acaba de fato seu contrato, é muito importante que todo jovem passe por esta fase de estágio, pois com isso, o mesmo adquire experiência em diversas áreas do trabalho, e se qualifica mais para estar sempre a frente de seus concorrentes, pois o mercado de trabalho é isso, está a todo tempo em plena concorrência. Os programas do governo tem boa intenção, mas nem sempre funcionam, pois se o jovem quer entrar em uma boa empresa, pode ter dificuldade, não pelas dificuldades já listadas acima, mais sim por outro fator muito importante, os “Conhecidos”, aquelas pessoas que colocam os jovens dentro de uma empresa boa, quando o mesmo não está qualificado para assumir com as responsabilidades da empresa, e acabam pegando a vaga que poderia estar sendo ocupada por outra pessoa mais capacitada e que possa suprir as necessidades da empresa.
Sempre
...