TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO ESTRATEGICO DE CUSTOS

Monografias: GERENCIAMENTO ESTRATEGICO DE CUSTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITOS BASICOS SOBE OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO CUSTO

Gastos Custos e Despesas.

Os gastos empresariais compreendem:

-Custos: gatos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados, pela empresa, a comercialização.

-Despesas: os demais gatos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio venda pós-venda e administração.

-Perda: gasto involuntário, indesejado.

-Desperdício: gasto que não agrega valor do ponto de vista do cliente.

A mais importante diferença contábil entre custos e despesas refere-se ao fato de que as despesas podem ser debitadas as contas de resultado no período em que são pagas ou incorridas, enquanto os custos só são levados a debito de resultados por venda de bem ou serviço.

Gastos diretos e indiretos.

Custos diretos são aqueles que podemos identificar como pertencendo a este ou aquele produto, pois há como mensurar quando pertence a cada um, de forma objetiva e direta. Ex: matérias-primas, embalagens, Mao de obra direta, etc..

Custos indiretos, também chamados de custos gerais, são aqueles incorridos dentro do processo de produção, mas, para serem apropriados aos produtos, obrigam ao uso de rateios, com base nesses rateios, estimamos o quanto cabe cada produto do custo de manutenção, depreciação, energia, etc..

Despesas Diretas e Indiretas.

Custos diretos a um objeto de custeio são os custos diretamente relacionados a esse objeto, isto é, que podem ser fácil e economicamente identificados ao objeto de custeio, sem qualquer rateio — entende-se por rateio a distribuição arbitrária dos custos que não são diretamente identificados e apropriados aos objetos de custeio. Custos indiretos a um objeto de custeio são aqueles que não podem ser identificados com o objeto de custeio de maneira economicamente viável, pois são comuns a dois ou mais objetos de custeio. Os custos indiretos são alocados ao objeto de custo por meio de um método de alocação de custo denominado rateio

Gastos fixos, variável e semivariáveis.

Os custos que variam proporcionalmente a intensidade ou natureza da produção são conhecidos como variáveis. Os dois melhores exemplos são o material direto e a mão de obra direta. Existem três tipos de custos fixos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com