GERÊNCIA E COMPETÊNCIAS GERAIS DO ENFERMEIRO
Trabalho Escolar: GERÊNCIA E COMPETÊNCIAS GERAIS DO ENFERMEIRO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: surisuri • 10/6/2014 • 264 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
DESVELANDO A IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Enquanto a ciência é caracterizada pela construção de um corpo de conhecimento próprio, vai surgindo também a evolução da enfermagem. Começou nos anos 70, com enfermeiros dispostos a mudar a enfermagem e se dar inicio como profissão, surgindo o processo de enfermagem PE. PE pode ser entendido como a aplicação prática de uma teoria de enfermagem no cotidiano da assistência de enfermagem aos pacientes. Nada mais é que o processo para maior organização de cuidados, ( históricos, exames, diagnóstico) . Desde então a sistematização vem sendo discutida no Brasil, definido o espaço de enfermagem na saúde.
Após a iniciativa e investimento do COREN-SP, em 1999,de implantar o PE de forma definitiva nas instituições de saúde públicas e privadas de todo o Estado, a Resolução COFEN nº272/2002, surgiu como apoio legal para a implementação dessa prática em âmbito nacional, dispondo sobre a SAE nas instituições de saúde brasileiras. Porem existe também suas dificuldades relatadas, entendendo que na implementação é difícil de ser colocada na pratica, muitas vezes por falta de tempo ou formação acadêmica, outros fatores vem de, (atitudes, crenças, valores, habilidades técnicas e intelectuais), de cada profissional, sendo vista como uma atividade burocrática. Dando ênfase em formação acadêmica, as propostas para melhora do PE seria uma melhor aplicação de conteúdo e pratica aos alunos, com constantes atualizações, até porque uma boa parte desconhece o assunto.
Outros também apontam a chefia de enfermagem, promover planos de ação que realmente fosse sensibilizar a equipe para o melhor resultado, garantindo ao paciente uma assistência com mais qualidade.
...