GESTÃO DA PRODUÇÃO
Exames: GESTÃO DA PRODUÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cosssettti • 24/9/2014 • 1.847 Palavras (8 Páginas) • 320 Visualizações
Introdução
Administração eficaz da produção
Terminologia: produção e operações, produto (bens e serviços)?
Administração da produção: termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção.
Produção na organização
Funções principais: marketing, contábil-financeira, desenvolvimento de produto.
Funções de apoio: recursos humanos, compras, engenharia.
Gestão de Produção e Operações
A gestão de operações ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, de informação e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços visando a atender necessidades e ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes. Além disso, deve também compatibilizar este objetivo com as necessidades de eficiência no uso dos recursos que os objetivos estratégicos da organização requerem.
Evolução da área
Área nasce manufatureira e detalhista
o Expande-se para tornar-se estratégica
o Incorpora o tratamento de serviços
o Passa a tratar de redes de operações
Tipos de operações de produção
Quatro medidas que podem ser usadas para distinguir diferentes operações:
• volume de saída
• variedade de saída
• variação de demanda de saída
• grau de contato com o consumidor envolvido na produção da saída
Como deveria ser uma estratégia em operações?
Passo 1: Estabelecimento dos objetivos de operações
• Identificação dos clientes
• Determinação de seus requisitos
• Identificação de critérios competitivos
• Avaliação dos objetivos de desempenho
Passo 2: Avaliação do desempenho real atingido
Passo 3: As lacunas Importância x Desempenho
Passo 4: Desenvolver planos de ação.
PROJETO DO TRABALHO
A Administração da Produção e Operações é frequentemente apresentada como um campo de estudo cujos focos ou fatores principais são: a tecnologia, os sistemas, os procedimentos e as instalações, ou seja, as partes não humanas da Organização. Isto não é verdade, pois sabe-se que a forma como os recursos humanos são gerenciados tem um profundo impacto sobre a eficácia de suas funções operacionais. Aqui, estaremos interessados no relacionamento entre pessoas, a tecnologia que usam e os métodos de trabalho empregados. Isto é chamado de Projeto de Trabalho.
O Projeto de Trabalho define a forma pela qual as pessoas agem em relação ao seu trabalho e as expectativas de o que é requerido delas e influencia suas percepções de como contribuem para a organização. Define também suas atividades em relação aos seus colegas de trabalho e canaliza os fluxos de comunicação entre diferentes partes da operação.
O Projeto de Trabalho é composto por vários elementos separados, embora relacionados, que, quando tomados em conjunto, definem o trabalho das pessoas na Produção/Operação.
ABORDAGENS PRÁTICAS PARA O PROJETO DO TRABALHO
Ao longo do tempo, diferentes abordagens têm sido particularmente influentes quando da elaboração do Projeto do Trabalho. A seguir, destacamos algumas abordagens (não são excludentes e representam diferentes filosofias):
1. Divisão do Trabalho
Logo que o negócio aumenta a ponto de duas ou mais pessoas serem necessárias para realizar o trabalho, surge a possibilidade de especialização: dividir o total de tarefas em pequenas partes, cada uma das quais é desempenhada por uma só pessoa. Este conceito foi formalizado pelo economista Adam Smith em sua obra “A Riqueza das Nações”, em 1746, e está presente hoje como modelo predominante de projeto de trabalho dos produtos produzidos em massa.
2. Administração Científica
A expressão administração científica foi estabelecida em 1911 com a publicação do livro do mesmo nome por Frederick W. Taylor, cuja doutrina básica fundamenta-se nos seguintes requisitos:
> todos os aspectos do trabalho devem ser investigados de forma científica, para estabelecer leis, regras e fórmulas;
> esta abordagem investigativa é necessária para se estabelecer o que constitui o “trabalho justo de um dia”;
> os trabalhadores devem ser selecionados, treinados e desenvolvidos metodicamente para desempenhar suas tarefas;
> os administradores devem agir como os planejadores do trabalho (analisando e padronizando o melhor de executar o trabalho), enquanto os trabalhadores devem ser responsáveis por executar seu trabalho nos padrões estabelecidos;
> deve ser atingida a cooperação entre a administração e os trabalhadores, visando a máxima prosperidade de ambos.
Do estudo do trabalho emergiram dois campos de estudo: o estudo do método e a medição do trabalho.
3. Ergonomia
A ergonomia preocupa-se com os aspectos fisiológicos do projeto do trabalho, isto é, com o corpo humano e como ele ajusta-se ao ambiente. Isto envolve dois aspectos: como uma pessoa confronta-se com os aspectos físicos de seu local de trabalho e como uma pessoa relaciona-se com as condições ambientais de sua área de trabalho imediata.
Entender como os locais de trabalho afetam o desempenho, a fadiga, o desgaste e os danos físicos é parte da abordagem ergonômica
...