GESTÃO DE SERVIÇOS DE VELOCIDADE: INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Relatório de pesquisa: GESTÃO DE SERVIÇOS DE VELOCIDADE: INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maria032 • 26/3/2014 • Relatório de pesquisa • 1.265 Palavras (6 Páginas) • 209 Visualizações
GERÊNCIA DOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
NURSING SERVICE MANAGEMENT: A BIBLIOGRAPHICAL STUDY
GERENCIA DE LOS SEVICIOS DE ENFERMERÍA: UN ESTUDIO BIBLIOGRÁFICO
Ana Beatriz de Almeida Aguiar1
Raquel da Silva Barros Costa1
Claci Fátima Weirich2
Ana Lúcia Queiroz Bezerra4
RESUMO: Este estudo tem como objetivo realizar levantamento de artigos científicos sobre administração dos serviços de Enfermagem, publicados na Revista Brasileira de Enfermagem e analisar as propostas e tendências de gerência nos serviços de saúde, com vistas a subsidiar as ações de Enfermagem nesta área. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida com base em material já elaborado. Percebemos que o assunto é pouco divulgado no meio científico. Além disso, todas as publicações tiveram a participação de docentes, o que mostra pouco envolvimento dos enfermeiros de serviços com pesquisa. Nosso estudo deixa alguns pontos importantes para reflexão acerca da formação de enfermeiros com competência para gerenciar serviços de saúde e, conseqüentemente assistir clientes com mais dignidade e qualidade a que têm direito.
PALAVRAS - CHAVE: Gerência; Serviços de Enfermagem; Gestão em Saúde.
ABSTRACT: This paper aim to identify scientific papers about management of Nursing services issue, published in the Revista Brasileira de Enfermagem (Brazilian Nursing Journal) as well as analizing management trends and proposals concerning health care services, in order to foster nursing actions in this area. This is a bibliographical research, based on bibliographic references. We noticed that this is an issue not much discussed in the scientific scene. Furthermore, all publications had the participation of teachers, which shows little involvement of the practitioners in research. This study shows some important issues for reflection regarding nurse´s background with competence for managing health care services, thus assisting clients with more dignity and quality considered as their rights.
KEYWORDS: Management; Nursing Services; Health Management.
RESUMEN: Este estudio tiene como objetivo de realizar un levantamiento de artículos científicos sobre administración de los servicios de Enfermería, publicados en la Revista Brasileña de Enfermeria y analizar las propuestas y tendencias de gerencia en los servicios de salud, con vistas a subsidiar las acciones de Enfermería en esta area. Se trata de una investigación bibliográfica, desenvuelta con base en material ya elaborado. Vimos que el asunto es poco difundido en el medio científico. Además de eso, todas las publicaciones tuvieron la participación de docentes, lo que muestra poco envolvimento de los enfermeros de servicios con investigación. Nuestro estudio deja algunos puntos importantes para reflexión en lo que se refiere a la formación de enfermos con competencia para gerenciar servicios de salud y consecuentemente dar asistencia a los clientes con más dignidad y calidad a la cual tienen derecho.
DESCRIPTORES: Gerencia; Servicios de Enfermería; Gestión en Salud.
INTRODUÇÃO
As inovações tecnológicas têm provocado importantes mudanças no contexto empresarial, com reflexos no mercado de trabalho, em especial, na área de saúde, reduzindo os cargos, aumentando as diferenças salariais, criando novas profissões e descredenciando outras, constituindo-se em um desafio para o homem moderno que necessita promover sua adaptação, seu desenvolvimento pessoal e profissional para conviver nessa nova realidade (MUNARI et al, 2003).
Nessa perspectiva, a enfermagem passa por um repensar e uma redefinição de suas funções, de maneira a assegurar seu papel e seu compromisso com a sociedade que, nesse momento, aspira por maior qualidade na prestação da assistência à sua saúde(SIMÔES & FÁVERO, 2000).
É no contexto dessas mudanças que devemos situar as novas perspectivas da enfermagem, das políticas de saúde e do trabalho gerencial. O Sistema Único de Saúde com suas fortes implicações sócio-políticas, econômicas e culturais compõem um cenário no qual a gerência no trabalho do enfermeiro é uma característica essencial no enfrentamento dos desafios propostos por esse novo sistema de saúde. Essas modificações invariavelmente colocam não só novas demandas para a profissão como encerram novas determinações na própria organização e dinâmica de seu processo de trabalho administrativo (AZEVEDO, 2000).
Atualmente, com a ênfase na necessidade de reconstrução dos modelos de gestão, estão surgindo novas abordagens gerenciais como a gerência participativa e os programas de qualidade que preconizam, dentre outras, a descentralização das decisões e aproximação de todos os elementos da equipe de trabalho, oferecendo aos mesmos, oportunidades de participarem efetivamente da discussão e aperfeiçoamento constantes do processo de trabalho, ou seja, é delegada às equipes, autonomia para desenvolver novos projetos e métodos de trabalho, formular políticas de pessoal bem como sugerir novas diretrizes para a organização (FERNANDES et al, 2003).
A inserção do Enfermeiro nesse contexto de mudanças, acompanhando a evolução do mundo globalizado, faz-se necessária, para a busca do progresso de seu conhecimento por meio da implantação da política do saber e fazer crítico, que certamente, o tornaria um profissional capaz de resolver desafios do cotidiano.
Como acadêmicas
...