GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
Projeto de pesquisa: GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adriana Coracine • 10/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.212 Palavras (5 Páginas) • 301 Visualizações
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS – FGV ONLINE
A IMPORTÂNCIA DO RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS- GRHEAD – T0062 – 0512
GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS- GRHEAD – T0062 – 0512
Porto Alegre/RS
Junho/2012
1 - Introdução:
Este estudo pretende mostrar um pouco sobre a importância das práticas existentes nas organizações, podendo obter vantagens potenciais através do Departamento de Recursos Humanos.
As pessoas são o principal recurso em todo do qual se organizam os demais. A empresa deve estar atenta se quiser começar uma administração adaptada e um aprendizado mais consistente ao mundo pós – industrial. As pessoas são os recursos mais valiosos das organizações.
Os métodos a administração a forma de conduzir estas pessoas, fica cada vez mais claro que o estudo da administração dos recursos humanos leva os indivíduos a obter o máximo de resultados para as organizações, satisfazendo, da melhor forma possível, às necessidades dos que contribuem para isso.
Para chegar a uma qualidade na administração de pessoas, as empresas devem primar por suas especializações, equipes, treinamentos, e espaço para criação de suas ideias.
2 – Justificativa
Com as mudanças que vem ocorrendo nos ambientes organizacionais, à valorização do ser humano está cada vez mais evidente e priorizada, a percepção de que o indivíduo faz a diferença.
As pessoas, a sociedade e o mundo como um todo, estão passando por constantes mudanças, aumentando seu grau de exigências, aceitabilidade e conceito de qualidade, buscando das empresas facilidade, flexibilidade, capacidade de gestão situacional, planejamento estratégico, competência e aptidão de adaptação. Com estas mudanças desabando sobre as empresas levou-as a tomada de decisões, fazendo com que a administração de pessoas tomasse como parte da estratégia da empresa, com a liberdade para criar, inovar tomar decisões com níveis de conhecimentos elevados, maturidade e competência. Os Recursos Humanos das empresas torna-se importante, estratégico e fundamental para este acontecimento e desenvolvimento.
3 - Desenvolvimento
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
Desde tempos pré – históricos o homem começou a constituir organizações e assim se definiu que toda a organização é constituída por pessoas, por este motivo as pessoas e as organizações estão intimamente ligadas, este pensamento vem ao encontro de uma reflexão no contexto organizacional a suma importância das pessoas no ambiente de trabalho.
Com a modernização as organizações tornaram-se sistemas abertos e estão sempre em mudanças sofrendo a influência do ambiente o qual estão inseridas, este ambiente é tudo que circunda o sistema organizacional. Através das mudanças os sistemas organizacionais tiveram que se estruturar para não perder mercado, afinal o mundo globalizado e capital internacional mudanças tinham que acontecer e aconteceu. O Recursos Humanos foi uma das mudanças mais significativas dos últimos tempos, as organizações entenderam que aquele chefe que mandava, punia, era temido pelos funcionário já não tinha mais espaço, o tipo de chefe agora teria que ser de outra forma, e assim veio o líder, o gerente, o gestor, todos com um só objetivo, tornar estas pessoas, capazes de gerenciar seus próprios trabalhos, fazer com que se tornassem pequenas empresas, novos empreendedores dentro do âmbito organizacional. Mas para isto precisou investir em capacitação, especialização o líder, o gestor, o gerente, já não poderia mais ser servido e sim teria que servir estes funcionários, agregando a eles os valores, aética e o bem estar já não era mais um espaço fechado à visão já era sistêmica, os lideres percebendo a necessidade de captar esta inteligência para benefício próprio da organização começou formando grupos de trabalho, mas virão que grupos não era bom então formaram equipes. Dentro deste contexto começam a surgir novos estudos na urgência de não perder este mercado competitivo. As organizações se modernizaram no que diz respeito ao seu indivíduo. Novas propostas foram postas e aceitas, exemplo: de funcionários passou a ser colaborador, de chefe passou a ser gestor o DP passou a ser RH e assim as mudanças foram ficando visíveis no que tange a organização.
As organizações primaram por qualidade, tecnologia, inovação, relacionamento e transparência, estas práticas quebram velhos paradigmas, a forma de administrar seu pessoal passa a serem valorizada, o Recursos Humanos tem uma importância muito significativa na estratégia destas práticas, com a implantação de novas metodologias de auto – renovação, gestão do conhecimento que é referente a um processo para criação, captura armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a organização.
Na era do conhecimento, a pessoa tem sido vistas como o mais ativo intangível de todas as organizações.
...