Geometria Analitica
Trabalho Escolar: Geometria Analitica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sherrydede • 31/10/2013 • 317 Palavras (2 Páginas) • 514 Visualizações
Qualquer pessoa conhece alguém escravizado por um ou mais hábitos nocivos. Isso quando o problema não é com ela mesma. A lista pode incluir roer unhas, acordar de madrugada para comer loucamente, fazer fofoca toda hora na empresa ou devorar uma barra de chocolate por dia. Parece impossível derrotá-los. Com determinação, porém, eles podem ser eliminados. Basta definir o objetivo e a recompensa que a vitória trará.
Quem garante é o americano Charles Duhigg, repórter do jornal The New York Times e autor de O Poder do Hábito - Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e nos Negócios (Objetiva).
"Hábitos não são irremediáveis. Podem ser ignorados, alterados ou substituídos", defende Duhigg no livro. O que impulsiona a formação de um costume, segundo a psicóloga Ângela Laggerini de Figueiredo, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), são scripts mentais.
Nossa cabeça cria uma espécie de arquivo com roteiros que já demonstraram funcionar em certas circunstâncias - por exemplo: sei que, se comer um chocolate ou comprar um mimo quando estou triste, vou ficar mais feliz - e lançamos mão deles sem nem pensar. "O hábito nada mais é do que um comportamento adquirido", resume Flora Victoria, vice-presidente da empresa de consultoria Sociedade Brasileira de Coaching, em São Paulo. Duhigg afirma que esse processo está amparado em três pilares.
Um é a deixa, estímulo que ordena o cérebro a entrar em modo automático - depois de escolher uma atitude que parece adequada para aquela situação. O outro é a recompensa, aquilo que nos faz identificar que vale a pena memorizar um ciclo de repetição. Aí vem a rotina, que pode ser material, mental ou emocional.
O livro do americano é um guia para reconhecer esse trio de fatores em nossa vida e reajustar o foco quando necessário. Serve para, finalmente, adotar uma alimentação mais saudável, passar a praticar exercício regularmente e aprender a dizer "não" - as mud
...