Geração Y
Artigo: Geração Y. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bergaraujo • 11/10/2013 • 1.935 Palavras (8 Páginas) • 226 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
ITÁGENES BARBOSA SOARES
QUEM É A GERAÇÃO Y
João Pessoa
2011
ITÁGENES BARBOSA SOARES
QUEM É A GERAÇÃO Y
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Introduçao à Economia, Processos Administrativos e Seminário I.
Profª. Elisete Alice Z. de Oliveira
Profª. Daniele Pedrosa F. Tristão
Profº. Wilson Salvalagio
Profº. Ulisses Amarildo
Profª. Marilúcia Ricieri
João Pessoa
2011
1. INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos existiram e existirão várias gerações com seus diferentes hábitos, atitudes e comportamentos, uma vez que geração é composta por seres humanos pensantes e racionais. Muitas vezes no encontro de duas ou mais gerações ocorrem conflitos devido à diferença de pensamentos e de ideais, mas é comum porque cada geração tem uma maneira peculiar de agir e de interagir com os demais.
Essa interação entre os integrantes das diferentes gerações, se encarada como positiva só traz bons frutos, pois os mesmos podem e devem se ajudar neste caminho para o sucesso, seja profissional ou pessoal, o ganho neste caso é para todos. Porém se encarada como negativa, essa caminhada será muito difícil e complicada.
Será apresentado neste trabalho uma resenha crítica a partir da leitura do artigo Quem é a geração Y, que se trata de um estudo dos especialistas Pilar Garcia, Guido Stein e José Ramon e algumas apreciações sobre os principais tipos de gerações que ultimamente ouvimos tanto falar, seja em artigos ou até mesmo em séries de grande repercussão na TV: Geração X, Y, Z e os Baby Boomers.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 GERAÇÃO X
Segundo o artigo as pessoas nascidas em meados da década de 60 e início dos anos 80 viveram momentos importantes no cenário mundial, tais como a queda do muro de Berlim e a Guerra Fria e, em uma época de grandes estadistas e, compõem a Geração X.
Especialmente no Brasil, essa geração ficou marcada pela Ditadura Militar, pelos movimentos culturais e pelos protestos ocorridos nesta época.
De acordo com o estudo dos especialistas, as pessoas da geração x não vêem o êxito da mesma forma como seus pais o viam e, alimentam certa desconfiança e desilusão em relação aos valores de seus pais até mesmo por terem vivido em anos de grande turbulência no cenário político.
Acontecimentos de grandes impactos sociais tatuaram essa geração, como por exemplo, o surgimento, no início da década de 80, da temerosa AIDS, doença que provocou um posicionamento de ideias relevantes que não foram associados a enfermidade, influenciando, assim o comportamento da geração seguinte.
Diante de um panorama incerto e obscuro e da sensação de mudança não é de estranhar que a geração seguinte, a Y, desconheça as origens ideológicas de ícones culturais que vem diretamente da visão apocalíptica e nebulosa da evolução.
É de se compreender parte da surpresa dos integrantes da geração X, que foram privados do seu protagonismo, como a geração que presenciou grandes mudanças culturais, ficando, assim, antiga em menos de uma década.
A experiência da geração X é vista pelos integrantes da geração Y, como antiguidade, esta última roubou de certa forma os sonhos da anterior, destronando-a antes mesmo de uma reação.
Durante os anos 80 surgiu uma nova categoria inerente a geração X, os Yuppies, que são os jovens profissionais urbanos, que por sua vez possuíam um alto poder aquisitivo e paixão pelo sucesso profissional e social. No final dos anos 80 começam a incorporar frutos negativos devido ao esgotamento de seu estilo de vida, onde valia tudo para se atingir o êxito social e econômico. Esses jovens profissionais tinham como lema e filosofia de vida adiar a formação de uma família em prol único de suas carreiras, que estavam em primeiro lugar em suas vidas. Estes não se sentiam capazes de educar filhos ou até mesmo por não terem afeto por crianças.
Essa subcategoria foi fortemente criticada por atitudes egoístas e hedonistas que prevalecem sobre valores simples, como a família e o afeto.
Com base no artigo Quem é a Geração Y posso concluir que os integrantes da geração x, são pessoas mais apegadas à seus anos de emprego, ou seja, não trocarão seus empregos tão facilmente por outro, não deixarão a carreira em uma empresa por outra, apenas por um salário mais alto. Não gostam muito de mudanças radicais. Eles gostam de ter seus pés bem fixos e seguros no chão. São adeptos da hierarquia, seja qual for a estrutura organizacional e enfatizam a experiência como valor primordial.
A geração x deu o ponta pé inicial no empreendedorismo, que ouvimos e vemos tanto nos dias atuais.
2.2 GERAÇÃO Y
Os integrantes da geração Y são as pessoas nascidas entre 1980 e 1990, cresceram com a tecnologia e num país democrático e com economia aberta.
São acostumados a ouvir som no trabalho enquanto trabalha no computador, fazem várias atividades ao mesmo tempo. É a geração da internet. Esses jovens começaram a dar seus primeiros passos ao mesmo tempo em que manuseavam computadores e outros aparelhos eletrônicos.
Em sua maioria
...