Gerenciamento De Custos
Artigos Científicos: Gerenciamento De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alline18 • 22/9/2013 • 1.428 Palavras (6 Páginas) • 479 Visualizações
Etapa 1
Passo 1 e 2
1 DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTO EFICAZ
1.1 AS DIRETIZES MAIS IMPORTANTES
Contabilidade de custos, esta relacionada com o acompanhamento dos gastos da empresa (custos e despesas), para poder avaliar os preços se estão de forma adequadas se não há prejuízos, fazendo uma analise do preço de venda com os custos e despesas desde a hora que p produto começa a ser elaborado até estar pronto para venda. Para que isso ocorra são obdecidas algumas diretrizes.
Primeira diretriz: Como nenhuma empresa é igual, mesmo sendo do mesmo segmento, é necessário ser criada um sistema único para ela.
Segunda diretriz: Analisar se os administradores não estão falhando, pois o sistema de custo por mais eficaz que seja, não conseguirá solucionar o problema, se necessário repensar o pessoal da administração inclusive nos sócios, pois tem pessoas que confundem empresa com pessoa física.
Terceira diretriz: Analisar se o sistema implantado na empresa condiz com suas necessidades, visando se poderá seguir em frente ou se será necessário alguma alteração.
Quarta diretriz: Obedecer aos prazos de implementação do sistema, que como é complexo tem que ser muito bem elaborado e implantado.
Quinta diretriz: Tomar cuidado na hora do treinamento da implementação do sistema, se for algo novo verificar a necessidade de contratar pessoas com pratica, ou escolher funcionários da empresa, lembrando que tudo que é novo causa alguma resistência.
Sexta diretriz: Contratar um consultor para analisar a eficácia do sistema.
Sétima diretriz: Colocar realmente em pratica o sistema, do contrario é inútil o gasto com o investimento.
Oitava diretriz: Pensar no futuro da empresa na hora da implementação, não somente no presente, verificar se futuramente o sistema suportara a demanda.
Para analisar se o sistema esta operando corretamente, precisamos nos atentar para realisar relatórios periódicos.
2 CONCEITOS BÁSICOS SOBRE OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO CUSTO
2.1 GASTOS, CUSTOS E DESPESAS:
Os gastos são efetuados quando a empresa se desfaz de um ativo para desempenhar sua produção, lembrando que precisa ser relacionado com sua atividade.
Os gastos empresariais compreendem:
- Custos: gastos diretamente relacionado com a produção dos bens e serviços destinados, pela empresa, à comercialização;
- Despesas; os demais gastos decorrente do exercício das funções empresariais de apoio, de venda, de pós-vendas ou administração;
- Investimentos: gastos relacionados com benefícios futuros:
- Perda: gastos indesejados;
- Desperdício: representa um gasto que não agrega valor do ponto de vista do cliente.
A mais importante diferença entre custos e despesas; as despesas podem ser debitadas das contas de resultado no período em que são pagas ou incorridas, enquanto os custos só são levados a debito de resultado.
Temos que tomar cuidado na hora da classificação contábil, pois tem muitas empresas que classificam erroneamente custos e despesas.
3 GASTOS DIRETOS E INDIRETOS
3.1 CUSTOS DIRETOS DE FABRICAÇÃO:
São os custos identificados diretamente com o produto ou serviço de cada empresa. Exemplos: mão de obra direta, matéria prima, etc.
3.2 CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO:
São os custos incorridos do processo de produção, para serem apropriados aos produtos, obrigam uso de rateios. Exemplos: mão de obra administração, aluguel, depreciação, etc.
3.3 DESPESAS DIRETOS E INDIRETOS
A maioria das despesas são classificadas como indiretas, porem nada impede uma classificação mais elaborada do plano de contas.
Exemplos propaganda direta de um único produto despesa direta. Propaganda institucional despesa indireta, despesas administrativas todas indiretas.
4 CUSTOS FIXOS, VARIÁVEIS E SEMIVARIÁVEIS
Custos fixos são aqueles que só alteram conforme o tempo e não de acordo com a produção. Exemplo o aluguel.
Custos variáveis são aqueles que alteram conforme a produção. Exemplo a matéria prima.
Custos semivariáveis são aqueles, que não variam proporcionalmente as mudanças na atividade de produção, ou atividades comerciais e administrativas, esses custos são uma mescla de fixos e variáveis.
5 OS TRÊS COMPONENTES BÁSICOS DOS CUSTOS
5.1 MATÉRIAS PRIMAS OU MATERIAL DIRETO:
É a parte essencial do produto, qualquer material comprados para a produção.
5.2 MÃO DE OBRA DIRETA:
É composto por todo trabalho aplicado diretamente na execução do produto.
5.3 CUSTOS INDIRETOS DA FABRICAÇÃO:
São os gastos que não são atribuídos diretamente ao produto, são distribuídos aos produtos por meios de rateios.
6 AS TRÊS CONTAS BÁSICAS DE ESTOQUE PARA ATENDER O PROCESSO DE CUSTEIO
6.1 CONTA DE MATÉRIA PRIMA OU MATERIAL DIRETO:
Nesta conta registramos todas as matérias primas ou material direto, utilizados na produção, ou seja estoque de matéria prima.
6.2 CONTA DE PRODUTOS EM PROCESSO DE FABRICAÇÃO:
Nesta conta incluímos os custos diretos ou indiretos da fabricação enquanto o produto esta em processo de elaboração.
6.3 CONTA DE PRODUSTOS ACABADOS:
Nesta conta registramos os custos de todos os produtos acabados aguardando a efetivação da venda.
7 TIPOS DE CUSTEIO
7.1 CUSTEIO HISTÓRICO:
O custeio histórico pode ser definido como
...