Gerenciando Pessoas
Resenha: Gerenciando Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fervilar • 26/2/2015 • Resenha • 275 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
3. Gerenciamento de Pessoas
Herzberg contribuiu muito para a maneira como os gestores pensam sobre a motivação no trabalho, ele publicou pela primeira vez sua teoria em 1959, em um livro intitulado de “A motivação para no trabalho” e apresentou uma teoria de dois fatores, que é muitas vezes referida como um sistema de duas necessidades. É uma teoria de conteúdo que explica os fatores de motivação de um individuo através da identificação de suas necessidades e desejos, o que satisfaz as suas necessidades e desejos, estabelecendo os objetivos que prosseguem.
Herzberg dividiu seus fatores de motivação em duas categorias chamadas fatores de higiene e fatores de motivação.
Os fatores de higiene englobam a Política da Empresa, Supervisão, Relação com o Chefe, Condições de Trabalho, Salário e Relacionamento com as pessoas. Esses fatores podem desmotivar ou causar insatisfação.
Os fatores motivadores englobam a Realização pessoal, Reconhecimento da Chefia, o trabalho em si, responsabilidade pelo cargo e avanço e promoção. Os fatores motivadores, quando alcançados podem levar a satisfação.
Herzberg também desenvolveu o conceito de que existem duas necessidades humanas distintas: Necessidades fisiológicas, evitar aborrecimento ou desconforto, que pode ser assegurada através de dinheiro para comprar comida e abrigo.
Necessidades psicológicas: a necessidade de desenvolvimento pessoal cumprida por atividades que propiciam crescimento.
Na Newell a uma grande preocupação com o bem estar de seus funcionários, a empresa esta sempre buscando melhoras suas instalações e fornecer aos seus colaboradores um ambiente confortável.
A politica da empresa não é muito severa, a empresa trabalha com a política de escritório aberto para que haja uma maior comunicação entre as áreas, estimulando o dialogo e a integração entre os funcionários.
...