Gestao Conhecimento
Trabalho Universitário: Gestao Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: humano • 6/11/2013 • 1.520 Palavras (7 Páginas) • 565 Visualizações
O conhecimento vem crescendo a cada dia mais no mundo e com isso as pessoas, as empresas atualizam seus conhecimentos em comunicação.
O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na década da época industrial, por esse motivo é bom conhecer as empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo de informação.
As organizações estão buscando informações para adquirir inovações e fazer com que a competitividade do conhecimento vire uma mistura de experiência, informação, valor, intuição e assim habilitamos avaliar o processo de informações e experiências na mente do ser humano.
Afinal a Gestão do Conhecimento é aproveitar o máximo de habilidades, compartilhar seus conhecimentos, é o que manifesta a capacidade de analise de decisão e conhecimento levando em consideração a empresa tem vocação para a criação de desenvolvimento de novos produtos, tem estrutura para desenvolver inovação tecnológica.
DESENVOLVIMENTO
CONCEITOS
Autor MELLO BURLTON (2000) definem Gestão Conhecimento com os seguintes fatores: Dado, Informação, Conhecimento, Sabedoria.
Dado – fator estruturado, por valores e medidas parâmetros que são sem um contexto.
Informação – é uma referência dado e contexto que o valor para um bom negocio é relacionado a uma terceira pessoa.
Conhecimento – usa a sabedoria das pessoas, com informações, dados, para um possível julgamento e tomada decisão seja no trabalho, pessoal, etc.
Sabedoria – é conhecimento, confiança naquilo que você faz ou aposta em uma terceira pessoa, é uma decisão obtida por meio da experiência.
Autor DAVENPORT E PRUSAK (1998) Apud VALENTIM (2003) definem Gestão Conhecimento como uma informação valiosa na mente do ser humano, que tem reflexão diante do contexto e da estruturação, captura transferências em equipamento, maquinas, que freqüentemente é chamado tácito.
1. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na década da época industrial, por esse motivo é bom conhecer as empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo de informação.
Com isso devemos comparar as 50 maiores empresas de 2003 com as 1950 e veremos que houve uma mudança radical. Hoje as empresas se preocupam com a produtividade e conhecimento já que os gestores cobra e visa essa parte.
1.2 Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
Geralmente as empresas produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos. Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando.
Normalmente quem tem conhecimento tem um bom futuro em qualquer organização e um crescimento também. A criação e a implantação de processos que gerem armazém gerenciam e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentando pelas empresas.
A capacidade de gerar, traduzir, analisar, disseminar, armazenar, gerenciar e implantar é da empresa com essas informações tanto interna como externa e assim passar conhecimento aos interessados.
1.3 Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura esta se desligando da empresa, o ideal é os funcionários mais velhos de casa passar todo o conhecimento obtido á longo desse tempo de empresa e treinar os jovens em diversos departamentos.
O importante é a empresa reter seus profissionais mais velhos, desde que claro, use a experiência dessas pessoas para desenvolver os mais jovens.
Pelo tempo de cada, muitos desses profissionais já passaram por diversos setores, coordenação, supervisão, experiência em todas as atividades e conhecimento no mercado de trabalho. Alem disso, eles não tem ânsia no resultado ambição pelos mais novos, pois os mais velhos valorizam a empresa para resultados positivos e um bom negocio.
1.4 Descrever os quatro processos de conversão do Conhecimento — Processo SECI — e fazer um desenho ilustrativo.
Os quatro processos de conversão do Conhecimento Processo SECI são:
➢ De Conhecimento tácito em conhecimento tácito, que chamamos de Socialização.
➢ De Conhecimento tácito em conhecimento explicito que denominamos de Externalização.
➢ De Conhecimento explicito em conhecimento explicito ou Combinação.
➢ De Conhecimento explicito para conhecimento tácito ou Internalização.
Socialização – este modo de conversão do conhecimento denominado socialização configura o processo de compartilhamento de experiências e viabiliza a criação do conhecimento tácito (NONATO, 1994). Segundo Silva (2002), uma frase sintetiza esta conversão, troca de conhecimentos face – a – face entre as pessoas.
Trecho copiado do Link
IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO Responsabilidade Socioambiental das Organizações Brasileiras Niterói, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008, pagina 10 – Acessei no dia 16/11/2012
http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg4/anais/T7_0105_0086.pdf
Externalização – o processo de externalização consiste na articulação do conhecimento tácito para explicito atreves de ações que possam ser entendidos pelos outros seja esta ação um dialogo ou reflexão coletiva (NONATO & TOYAMA, 2003). Desse modo Silva (2002), caracteriza esta conversão com o registro de conhecimento de um determinado individuo feito por ele mesmo. O sucesso da conversão do conhecimento tácito em explicito depende do uso seqüencial de metáforas, analogias e modelos.
Trecho copiado do Link
IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO Responsabilidade Socioambiental das Organizações Brasileiras Niterói, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008, pagina 11 – Acessei no dia 16/11/2012
http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg4/anais/T7_0105_0086.pdf
Combinação – e o processo de sistematização do conhecimento explicita em um sistema
...