Gestao De Conhecimento
Monografias: Gestao De Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: esmeralda10 • 20/11/2013 • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 1.006 Visualizações
Etapa 1
Passo 2
2. Segundo: Peter Drucker.
“A sociedade do conhecimento é a primeira sociedade humana onde o crescimento é potencialmente ilimitado. O conhecimento difere de todos os outros meios de produção, uma vez que não pode ser herdado ou concedido. Ele tem que ser adquirido por cada indivíduo e todos começam com a mesma e total ignorância.”
De acordo com Nonaka e Takeuchi, uma empresa gera conhecimento através de uma espiral. Primeiro, ocorre a socialização: o conhecimento é pessoal, apenas compartilhado por um indivíduo, suas experiências e práticas. Depois, ocorre a externalização, quando um grupo começa a interagir e compartilhar conhecimentos. Após isso, há a combinação desses conceitos, ou seja, quando ele é transformado em procedimentos, manuais para ser transmitido para o resto da organização. Por último, a internalização: esse conhecimento é aumentado, estendido e aperfeiçoado.
Segundo: Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, nos EUA por Tomas Davenport e na Suécia por Karl Sveiby.
Para entender completamente a Gestão do Conhecimento, é preciso definir os seguintes conceitos:
◾Dado: podem ser registros de transações, números, gráficos, a matéria prima para a produção da informação. Ex.: textos, imagens, códigos, documentos, etc.
◾Informação: “São dados interpretados, dotados de relevância e propósito.” Peter Drucker. Ex.: pode ser um conjunto de dados organizados e compreensíveis.
◾Conhecimento: segundo Nonaka e Takeuchi, “o conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças e compromissos. O conhecimento é uma função de uma atitude, perspectiva ou intenção específica”. Ex.: representado por processos, modelos, informações úteis, um conjunto de regras, ou seja, é um conjunto de determinadas informações que levarão um indivíduo a tomar decisões, resolver problemas ou criar coisas novas, etc.
O conhecimento pode ser dividido em:
◾Tácito: aquele que não se expressa e está 'escondido'. Ex.: atividades realizadas por um cozinheiro ao fazer um bolo, ou seja, é o conhecimento pessoal que envolve as experiências do indivíduo com a de um grupo;
◾Explícito: aquele que é expresso e claro. Ex.: vídeo ensinando a fazer bolo, manuais, expressões matemáticas.
Esses conhecimentos se completam e quando compartilhados são responsáveis pela criação do conhecimento de uma organização.
3. Responder às questões a seguir:
a) Como favorecer a criação de conhecimento novo
na empresa?
R: Em primeiro lugar criar um ambiente favorável à criatividade no qual:
- Exista a aceitação do erro, em primeiro lugar, uma vez que em um ambiente no qual o erro é considerado um pecado mortal, as pessoas nunca se sentirão motivadas a propor ideias criativas
- Exista a oportunidade da expressão por parte das lideranças da empresa
b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
R: O conhecimento pode ser repassado de modo formal, via manuais, site, memorandos, etc., mas a forma mais eficaz de apropriação do conhecimento é o contato olho no olho e a possibilidade da experimentação.
As lideranças devem procurar meios de tornar o aprendizado uma atividade prática ligada às funções de cada funcionário de modo que a aplicabilidade do novo conhecimento seja demonstrada de modo prático.
c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
R: A formalização de procedimentos é uma maneira de retenção do conhecimento, uma vez que novos conceitos vão sendo incorporados ao procedimento à medida que se mostram importantes para a organização.
Esta maneira de retenção exige uma liderança participativa, envolvida no dia a dia da organização, e capaz de identificar estes novos conceitos que mereçam ser incorporados aos procedimentos da empresa.
A rotatividade de funções poderia ser outra alternativa, mas na prática já é difícil ter um
...