TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Conhecimento

Dissertações: Gestao De Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  2.740 Palavras (11 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Desafio de Aprendizagem

Gestão do Conhecimento

Professora tutora a distância: Ma. Irma Macário

SUMÁRIO:

1 – Introdução -------------------------------------------------------------------------PG. 3

2 – Desenvolvimento-----------------------------------------------------------------PG. 4

3 – Considerações finais--------------------------------------------------------------PG. 10

6 – Bibliografia------------------------------------------------------------------------PG. 11

INTRODUÇÃO

A gestão do conhecimento não é considerada uma pratica nova, muito antes de ela ser usada como estratégia organizacional, de certa forma já era usada por gestores que tinha a visão que o conhecimento dos colaboradores poderia ser útil tanto para o crescimento, quanto para o desenvolvimento da empresa. Conhecimento este que só se manifesta quando é aplicado, orientá-lo de forma que se torne uma ação dentro da organização é o desafio das organizações.

A literatura especializada na questão destaca alguns fatores que culminaram numa nova forma de administrar o conhecimento, foram eles: o aprofundamento do processo de globalização, a necessidade de buscar novas maneiras de organizar os trabalhos e a produção, o aceleramento das novas tecnologias e aperfeiçoamento técnico das mesmas, entre outros. CARTONI, 2006. Veremos que a gestão do conhecimento é um processo que ao ser implementado na empresa, além, de armazenar o conhecimento existente gera conhecimento novo.

DESENVOLVIMENTO

A gestão do conhecimento pode ser implementada nos mais variados tipos de empresa, ela pode ser um diferencial tanto numa empresa de grande porte, quanto em uma micro empresa, pode ser desenvolvida em empresas do setor primário quanto numa do setor de serviços, empresas tradicionais ou de setores de ponta, podem adotá-la como estratégia de mercado. O conceito que melhor explica o que de fato é gestão do conhecimento é o que a define como “um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa.” SEBRAE

Há outras definições que vêem a gestão do conhecimento com um "processo coorporativo focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão de competências, do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa". (SANTOS, PACHECO, PEREIRA e BASTOS Jr: 2001).

O que pode ser visto através dos conceitos apresentados e estudados é que a gestão do conhecimento não pode ser vista como um projeto e sim como um processo de apoio a gestão empresarial, uma vez que a ela se apóia em aspectos que estão altamente interligados ao gerenciamento empresarial.

“A gestão do conhecimento centra-se em três aspectos principais: foco nos ativos intangíveis, tornar a gestão do conhecimento algo explícito, incentivar e criar mecanismos que facilitem aos empregados o compartilhamento de seus conhecimentos.” TERRA, 2006.

E para que ocorra de forma que venha agregar valor e para que se tornar um diferencial competitivo para uma empresa a gestão do conhecimento exige mudanças que devem partir primeiramente dos gestores. A cultura organizacional não estando voltada para esta premissa deve ser reorientada, para que os colaboradores percebam e participem dessas mudanças.

Um exemplo a ser citado de implantação da gestão do conhecimento é a Natura, uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil. A Natura existe há 34 anos e com o passar do tempo foi se consolidando com uma das empresas com um dos mais altos níveis de inovação e pioneirismo.

O conhecimento obtido no ramo de negócio que a empresa explora, uma vez que o sistema adotado de venda direta, basicamente mostra que a empresa valoriza a venda por relacionamento, é um conhecimento que é adquirido gradualmente e é particular àquele que tem contato direto com o consumidor final, ou seja, é o que se chama de conhecimento tácito que é um tipo de conhecimento que não pode ser retransmitido facilmente, é inerente ao individuo, é subjetivo, uma vez que é um conhecimento que pode ser verificado na ação, na pratica, ele e construído pela experiência do individuo. TAKEUCHI; NONAKA, 2004.

O outro lado da questão é o conhecimento que é necessário para direcionar as estratégias de criação e desenvolvimento da empresa é um conhecimento explicito um é o tipo de conhecimento que pode ser codificado de forma que possa ser utilizado. Pois é um tipo de conhecimento facilmente partilhado em dados e informações, este advém basicamente de informações externas e a Natura desenvolveu um sistema virtual capaz de acompanhar o que há de mais inovador no seu âmbito de atuação e área de interesse do seu negocio, a biblioteca virtual.

A biblioteca virtual da Natura torna as informações mais acessíveis a seus colaboradores, de forma a orientar a produção e de maneira que não se perca informações. Uma biblioteca virtual, segundo a empresa percebeu faria ganhar tempo e melhorar a competitividade num mercado globalizado e de concorrência acirrada.

Não tratar a informação como um bem durável foi uma escolha que trouxe diferencial competitivo a empresa, uma vez que o ciclo de vida e produção dos produtos ofertados pela empresa e os aspectos científicos e tecnológicos que determinaram sua criação poderiam se tornar arcaico rapidamente. Gerar conhecimento é importante, mas saber guardar a informação gerada tornou-se diferencial para as empresas sobreviverem no mercado.

A biblioteca virtual da Natura possibilitou que a empresa armazena-se o conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com