Gestao De Conhecimento
Monografias: Gestao De Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luluedudu • 9/10/2014 • 755 Palavras (4 Páginas) • 380 Visualizações
criar, reunir, distribuir e usar conhecimentos” (DAVENPORT; PRUSAK, 1998).
Neste curso daremos especial atenção aos modelos de criação de conhecimento nas empresas, baseados nos estudos de Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, autores de uma importante teoria. A teoria está em nosso Livro-Texto, que foi aclamado no mundo inteiro como uma das publicações mais importantes dessa área, virou clássico em poucos anos e referência obrigatória nas empresas e universidades.
Em certa medida, falar de conhecimento é falar de inovação. Entende-se por inovação um conjunto amplo de intervenções, decisões e processos, com certo grau de intencionalidade e sistematização, que tratam de modificar atitudes, ideias, culturas, conteúdos, modelos e práticas (CARBONELL, 2002). Criatividade não tem o mesmo significado que inovação porque criatividade não gera diretamente novos produtos ou novos processos, mas sem criatividade não é possível inovar.
Nonaka e Takeuchi observaram que o conhecimento na empresa é criado pelos indivíduos, dos funcionários mais simples aos mais altos executivos. Notaram também que a experiência humana e certos tipos de conhecimento internalizados nas pessoas (na forma de experiências que ela viveu, mas não declara, por exemplo) são importantes na criação de conhecimentos novos para a empresa. Esses estudos nos ajudam a compreender como se dá o processo de criação do conhecimento em grandes organizações no mundo inteiro e como podemos criar uma cultura de inovação que traga benefícios a nossas empresas e à sociedade.
Um ciclo constante de transformações
Para estudar as teorias relacionadas à gestão do conhecimento, precisamos antes diferenciar dados, informação e também conhecimento.
Dados são afirmações sobre a realidade ou sobre outros dados. São representações do mundo – quer seja físico, social, psicológico, organizacional ou qualquer outra forma de realidade. Exemplo: números isolados, letras do alfabeto.
Informações são dados organizados de acordo com preferências e colocados em um contexto, definindo seu sentido e relevância. Exemplo: tabela de nomes de cidades com a população de cada uma delas.
Já conhecimento depende de uma interação humana capaz de absorver e relacionar informações, e uma vez integrado à pessoa, transforma-se em parte de um sistema de crenças próprio. Por
Gestão do Conhecimento | Tema 1
3
exemplo: com a tabela de nomes de cidades e população, podemos notar que a maior parte dos municípios brasileiros possui menos de 100.000 habitantes.
Assim, conhecimento é a máxima utilização de informações e dados acoplados ao potencial das pessoas, suas competências, ideias, intuições, compromissos e motivações.
A empresa viva é aquela que aprende e se transforma com o que aprende.
Como dissemos antes, e você verá repetidas vezes, a empresa deve saber transformar informações (tanto aquelas que provêm do ambiente externo quanto do ambiente interno) em conhecimentos novos. Com isso, a empresa transforma a si mesma como se fosse um “organismo vivo”.
A transformação de dados e informações em conhecimento para a empresa
...