Gestao De Conhecimento
Monografias: Gestao De Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sallimy • 1/11/2014 • 6.474 Palavras (26 Páginas) • 540 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância/ Polo Manaus – AM
ADMINISTRAÇÃO / 1º PERÍODO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
ADRIANA DUQUE MONTEIRO........................................................................ RA: 418631
SIRLANI PEREIRA MARINHO......................................................................... RA: 418614
ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSOR EAD: ME. MAURÍCIO DIAS
TUTOR DE ENSINO À DISTÂNCIA EAD: CLÁUDIO RODRIGUES
MANAUS – AM
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUER – UNIDERP
Centro de Educação à distância/ Polo Manaus – AM
ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera Educacional, como parte dos requisitos à obtenção do grau de Bacharel em Administração sobre a orientação do professor Me. Maurício Dias.
MANAUS – AM
2013
Relatório inicial com os conceitos de Gestão do Conhecimento
Neste relatório demonstramos o processo contínuo e cada vez mais veloz da transformação do conhecimento disponível, atentando para preocupações com o indivíduo e a necessidade constante da busca de fatores motivacionais.
A gestão do conhecimento pode ser análoga à qualidade total, em um processo em que o indivíduo pode ser a própria qualidade (ou e diferença).
Uma organização de serviços, cujo principal ativo seja o conhecimento coletivo sobre os clientes, os processos de negócios e a concorrência, as informações são a matéria-prima do trabalho de cada indivíduo na organização.
Comparação entre as definições de Gestão do Conhecimento
Para Simonetti (1996), no século XX, foi vivenciado um processo contínuo de brutal aumento e de transformação no conhecimento disponível. Atualmente, diz-se que o conhecimento adquirido, dobra a cada cinco anos. Isso leva a uma obsolescência do conhecimento adquirido, dentro da própria existência, e a uma necessidade de permanente atualização desses conhecimentos.
Ao mesmo tempo, uma tentativa semelhante de erradicar a ambiguidade estava ocorrendo na área do processamento da informação. Fortemente influenciado pelo desenvolvimento do computador e das ciências cognitivas, Herbert Simon investigou a natureza humana da solução de problemas e da tomada de decisão, desenvolvendo a visão da organização como uma “máquina de processamento da informação”.
A passagem para a Sociedade do Conhecimento elevou o paradoxo, de algo a ser eliminado e evitado, para algo a ser aceito e cultivado. As contradições, as inconsistências, os dilemas, as dualidades, as polaridades, as dicotomias e as oposições não são alheios ao conhecimento, pois o conhecimento em si é formado por dois componentes dicotômicos e aparentemente opostos – isto é, o conhecimento explícito e o conhecimento tácito.
Exemplos de Gestão do Conhecimento aplicada nas empresas
• Como o slogan “Teoria da Evolução do Automóvel” seria um conceito de design significativo para um novo carro? E assim mesmo, essa frase levou à criação do Honda City, o inovador carro urbano da Honda.
• Por que uma lata de cerveja pode ser uma analogia útil para uma copiadora pessoal? Essa mesma analogia causou um avanço fundamental no design da mini copiadora revolucionária da Canon, que criou o mercado de copiadoras pessoais e levou à migração bem-sucedida da empresa de seu estagnado negócio de câmeras para o campo mais lucrativo da automação de escritórios.
• Que sentido concreto de direção possível pode proporcionar uma palavra inventada como “optoeletrônica” aos engenheiros de desenvolvimento de produtos de uma empresa? Sob essa rubrica, no entanto, a Sharp conquistou a reputação de criar “produtos pioneiros” que definem novas tecnologias e mercados, tornando-se a principal representante no setor, que vai de televisões coloridas a monitores de cristal líquido e circuitos integrados customizados.
Em cada um dos casos, esses estranhos slogans que para o empresário ocidental soam apenas como estúpidos – apropriados, talvez, para uma campanha publicitária, mas certamente não para dirigir uma empresa – são, na realidade, instrumentos altamente eficazes para a criação de novos conhecimentos.
Fonte de consulta: Takeuchi, Hirotaka Gestão do conhecimento / Hirotaka Takeuchi, Ikujiro Nonaka; tradução Ana Trorell. Porto Alegre: Bookman, 2008. 320 p.; 25 cm.
Responder às seguintes questões:
a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
Resposta: A literatura e os eventos sobre Gestão do Conhecimento que proliferam no país reforçam, em grande parte, a supervalorização da importância da adoção de tecnologias em detrimento de soluções focadas em processos e pessoas, que seriam em última instância, economicamente mais acessíveis à empresa de pequeno porte, que se constituem maioria no país.
b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
Resposta: Mesmo optando por uma solução que se vale da tecnologia de e-learning para a realização de workshops, as atividades presenciais dos colaboradores-alunos em palestras e discussões e num jogo de negócio são considerados as fases mais importantes do processo e, por isso, obrigatórios. Assinalam as relações prevalecendo sobre o meio tecnológico.
c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
Resposta: Já o reconhecimento do valor e da importância estratégica da informação para a gestão do negócio fez com que em 1992 a Natura implantasse o primeiro sistema virtual de informações do país, hoje conhecido também como a primeira biblioteca virtual que, contrariando os tradicionais sistemas armazenadores de informação, prima pela busca ágil e inteligente de dados e informações sintonizadas com o contexto dos conceitos, crenças e valores da empresa e com a busca constante
...