Gestao De Negocios
Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Negocios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: montovani123 • 2/6/2014 • 681 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
Introdução
Hoje em dia a negociação esta presente em muitos momentos da vida das pessoas, na mesa do café, no trabalho, na escola, entre outros. A todo o momento encontramos situações que dependem de escolhas e as vezes para poder escolher o que queremos temos que desenvolver nossa comunicação e encaminhar tudo para que se consiga obter seu objetivo.
Conceitos de Negociação
Antes de começarmos a falar do nosso tema vamos falar um pouco sobre os conceitos básicos de negociação na visão de alguns autores.
Segundo ACUFF (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidade”.
Para LAX, David A. & SEBENIUS, James K:
Caracterizamos a negociação como um processo potencialmente oportunista de interação, pelo qual duas ou mais partes, partindo de algum grau de suposto conflito, procuram obter, mediante decisão comum, um resultado melhor do que teriam obtido por outros meios. (LAX, David A. & SEBENIUS, James K, 1986)
De acordo com Burbridge “o processo pelo qual duas ou mais pessoas se comunicam, buscando chegar a algum acordo sobre valores escassos e/ou ações controladas, total ou parcialmente, por ambas as partes, ou ainda por qualquer das partes envolvidas”.
A negociação na vida pessoal
No nosso dia a dia sempre nos deparamos com situações que envolvem a negociação, abaixo segue algumas perguntas que os integrantes do grupo responderam e dizem como lidam com essas situações.
Questões
1. Um bom exemplo de negociação familiar que deu muito certo foi quando pedi aos meus pais que me deixassem passar as férias na casa de meus tios na praia, minha mãe então disse que se eu tirasse acima de sete em todas as matérias eu conseguiria ir. Me dediquei fiz o possível e consegui até com um pouco de folga e consegui realizar meu desejo de viajar, e pelo lado dos meu pais eles ficaram muito felizes com meu desempenho, então temos ai o ganha-ganha, pois todos obtiveram sucesso.
2. Depende muito da situação, negociações com familiares que envolvem dinheiro podem ser desgastantes, pois as pessoas tendem a levar para o lado emocional e esquece que se trada de um assunto delicado envolvendo dinheiro. Em uma situação de prioridades domésticas ou uma viajem a negociação pode até ser prazerosa para ambos os ladas, em geral esse tipo de negociação tem como particularidade o ganha-ganha como se fosse favores trocados, todos saem ganhando.
3. Negociar com pessoas próximas é mais difícil pelo fato de envolver o fator emocional, pois se gostamos dessa pessoa talvez possa até fechar um negocio que não seja bom para mim só pelo fato de querer ver o outro contente. Já no caso de desconhecido o único objetivo é obter êxito total da negociação, usamos de todas as ferramentas e conhecimento que temos para fechar negócio, usamos e abusamos da comunicação e a vantagem do poder.
4. Nas minhas negociações pessoais sempre consigo com que todos saiam ganhando, tento mostrar que os dois estão levando vantagem, que os dois sairão satisfeitos e felizes.
Processo de negociação como sistema
O
...