Gestao Do Conhecimento
Trabalho Universitário: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: d1i2e3g4o5 • 2/10/2013 • 4.015 Palavras (17 Páginas) • 296 Visualizações
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância
Pólo de Pelotas/RS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Adriel de Ávila – RA: 6942017165
Alessandra Vaz Madruga – RA: 6505277683
Lidiane Z. F. Peixoto – RA: 6950483928
Priscila D. S. Rodrigues – RA: 6789415837
Professor EAD - Mauricio Dias
Tutor EAD - Anália P. B. Jubanski
Tutor Presencial – Tereza Lisiane B. C. Ribeiro
JUNHO 2013
1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, as empresas brasileiras de forma significativa conscientizaram-se de que deveriam rever seus conceitos de gestão para poder sobreviver no mercado e ter um diferencial competitivo em relação às demais organizações. Por esse motivo, novas práticas gerenciais começaram a surgir e uma delas de suma importância é a Gestão do Conhecimento.
Essa nova forma de gerir tem como foco o Capital Intelectual, ou seja, o conhecimento, que pode ser extraído de várias formas, dentre elas a Revalorização do Capital Humano, isto é, cada indivíduo que compõe a empresa de forma a associar os avanços da comunicação e recursos tecnológicos a fatores humanos como o conhecimento, comprometimento e a criatividade entre outros com o objetivo de incorporar valores aos serviços prestados pela organização.
2 CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
“A gestão do conhecimento, parte do pressuposto de que o conhecimento é a propriedade individual que pode ser compartilhada, e que gera valor para processos e tarefas a serem desempenhadas pelos seus detentores”, conforme, SILVA, Candido Ferreira e SILVA, Lucas Frazão.
O que se pode chamar ou atribuir à gestão do conhecimento, na verdade é que ela se trata da gestão da informação, pois, a mesma vai além, por se preocupar com a miríade de outros temas pertinentes às questões da informação e do conhecimento nas organizações, tais como: a criação e o uso do conhecimento; a gestão da inovação e da criatividade; o compartilhamento de informações, etc. (RIVADÁVIA CORREA DRUMMOND DE ALVARENGA NETO – Gestão do conhecimento em organizações).
Nos dias atuais, exemplos de gestão do conhecimento são as empresas que evoluem com o passar do tempo, que se motivam a melhorar a cada dia, às chamadas: Empresas Inteligentes, que usam de todos os mecanismos que dispõe para analisar as necessidades de seus clientes, que aprendem a negociar com pleno sucesso com seus fornecedores, que triunfam e progridem a cada ano que passa destacando-se no cenário atual, essas sim são verdadeiras empresas que aplicam a gestão do conhecimento.
2.1 QUESTÕES SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO
a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
- Primeiramente dando a oportunidade aos indivíduos que compõe a organização de falarem, externalizarem suas idéias de forma a contribuir para o crescimento da empresa, onde a mesma absorve e dissemina a informação de forma transparente para os demais componentes da empresa respeitando a individualidade de cada um agregando novos conhecimentos e valores para a instituição.
b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
- Expondo as informações, ou seja, conhecimento novo para todos os colaboradores de forma clara, objetiva e positiva fazendo com que os mesmos utilizem a relação empática e se sintam como parte fundamental do processo de crescimento da empresa.
c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
- Primeiramente a organização deverá buscar saber o porquê do funcionário não encontrar-se mais motivado diante do sistema organizacional o qual faz parte, e a partir daí sanar suas dúvidas e dar a oportunidade do mesmo de expressar suas idéias e sugestões sejam elas positivas ou negativas e fazer com ele volte a interagir com entusiasmo e comprometimento de uma forma eficaz dentro da empresa.
3 PROCESSOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
O conhecimento em si é formado por dois componentes aparentemente opostos:
Conhecimento explícito é o conhecimento que pode ser expresso em palavras, números ou sons e compartilhado na forma de dados, artigos revistas ou documentos e é de fácil entendimento.
Conhecimento tácito, que por outro lado não é facilmente explicável, pelo contrário é altamente pessoal e difícil de formalizar. Esse é o tipo de conhecimento que está dentro da nossa mente, ou seja, nossas idéias.
O processo de conversão do conhecimento tácito para explicito e vice-versa é conhecido como modelo SECI (socialização; externalização; combinação e internalizarão) que é criado e utilizado dentro das organizações com o intuito de incentivar a inovação.
Socialização - conhecimento tácito para tácito: indivíduos criam e compartilham conhecimentos tácitos através de experiência direta.
Externalização - conhecimento tácito para explicito: consiste em articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão do indivíduo para o grupo.
Combinação - conhecimento explicito para explicito: consiste em sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação do grupo para a organização.
Internalização – conhecimento explícito para tácito: consiste em aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática da organização para o indivíduo.
Veja a seguir a ilustração de como se dá a conversão do conhecimento em espiral:
Espiral do Conhecimento (NONAKA & TAKEUCHI, 1997)
Com base em tudo que foi relatado anteriormente,
...