Gestao Do Conhecimento
Monografias: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: telminhu • 8/10/2013 • 688 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
O artigo lida trata da gestão do conhecimento como uma ferramenta para a estratégia organizacional, como um processo do qual as organizações criam riqueza através do conhecimento explicito e tácito.
Este processo vem caminhando rapidamente para ser prioridade nas empresas e para o desenvolvimento para a inovação e a manutenção da competitividade, para gerenciar o conhecimento, vai alem dos investimentos em tecnologia da informação. Ela fundamenta-se na cultura da criação e do compartilhamento do conhecimento, que transforma o conhecimento em valor nas empresas.
A gestão do conhecimento não se é considerada uma pratica nova como estratégia organizacional.
“Mesmo antes da explosão do assunto, bons gerentes já valorizavam a experiência e o know-how de seus colaboradores. (DAVENPORT e PRUSAK, 1998)”.
Há outros fatores que são considerados pela literatura, como:
• Aperfeiçoamento do processo de globalização, caracterizado pela internacionalização das economias, queda das barreiras alfandegárias e o surgimento de grandes blocos econômicos regionais;
• Advento das tecnologias da informação, para que possam ser um processo acelerado para o aperfeiçoamento técnico, para uma maior facilidade para ordenar, armazenar, recuperar e dissemir a informação;
• Incorporação da inteligência, para um conjunto crescente para os produtos de serviços, e para assim provocar uma diminuição relativa nos seus ativos convencionais que são os capitais físicos e os geradores de riquezas que contribui para o aumento do ativo intangível eu é o que não pode ser tocado.
Um bom exemplo disso é o caso da Nike, que não produz nenhum tipo de tênis, mesmo sendo a maior empresa de tênis do mundo. Ela cuida apenas do design dos mesmos, do desenvolvimento, do marketing e da logística deles.
O papel dos ativos intangíveis é o fato de muitas organizações dependerem do conhecimento, e ter neles o seu maior valor, e som isto os ativos intangíveis tem ganhado mais espaço nas praticas organizacionais.
“Ativos que não tem substancia física, mas proporcionam benefícios econômicos. (LACOMBE & HEILBORN, 2003, p.489)”.
É intangível tudo quilo que não se pode tocar como; sistemas administrativos, patentes, softwares, relação com os clientes e outros tipos de conhecimentos.
DAVENPORT & PRUSKA (1998), utiliza algumas classes de elementos dos valores do conhecimento que são:
• Dado: que é a matéria-prima quantificativa, de uma substancia física que vai ser armazenada;
• Informação: que é a associação dos elementos, que da significado em alguma parte em particular;
• Conhecimento: que mistura as experiências, os valores, as informações contextuais e da intuição.
“A existência de um ciclo continuo dentro das empresas onde o conhecimento explicito esteja se transformando em tácito e vice-versa. (NONAKA & TAKEUCHI, 1997)”.
O papel da gestão do conhecimento é garantir que este que este processo aconteça dentro das organizações.
“A gestão do conhecimento é uma coleção de processos que governa a criação,
...