Gestao Do Conhecimento
Pesquisas Acadêmicas: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielagomess • 26/11/2013 • 357 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
A remuneração estratégica é um agente transformador e catalisador para a convergência de energias na organização, e a medida que o sistema de remuneração é alinhado ao contexto e à estratégia da empresa, constitui fator de harmonização de interesses, ajudando a gerar consensos e atuando como alavanca de resultados.
Isso faz com que grandes empresas busquem a otimização de seus recursos, ou seja, começam a buscar o que chamamos atualmente de vantagem competitiva, passam a encarar não mais a organização como uma empresa de aspectos hierárquicos rígidos.
As empresas buscam adequar os seus sistemas tradicionais de Remuneração ao novo conceito de Remuneração Estratégica, onde a remuneração passa a focar o indivíduo e não mais o cargo, estimula o trabalho em equipe, busca-se qualidade e produtividade maiores a custos cada vez menores, reduzindo seus níveis hierárquicos, visando conceder maior autonomia aos colaboradores, e assim conseguir maior rapidez e flexibilidade nas tomadas de decisão.
Podemos definir como Remuneração Estratégica, um mix de todas as ferramentas que possuímos atualmente, ou seja, a própria remuneração funcional, salários indiretos, remuneração por habilidades e competências, remuneração variável, participações acionárias e outras diversas formas de se remunerar.No ambiente corporativo, é necessário alinhar os pensamentos, direcionar os esforços para realização das metas pré-determinadas, promoverem integração dos funcionários, a fim de atingir o sucesso dentro e fora do ambiente de trabalho e alcançar a imagem de credibilidade da sociedade.
Para tanto, é preciso encontrar a motivação e o incentivo no ambiente organizacional e estimular a produtividade, gerando resultados mais positivos e lucrativos. Motivação é uma força intrínseca, a ação parte de dentro para fora do indivíduo e não de fora para dentro. Por exemplo, as empresas que reconhecem a produtividade dos funcionários, ou mesmo por meio de uma política de reconhecimento.
A preocupação com o bem-estar está vinculada a campanhas motivacionais, à introdução de novas formas de remuneração e de participação nos lucros, à oferta de inovações tecnológicas, entre outras ações. Todas as instituições que tomam estas iniciativas contam com pessoas comprometidas, produtivas e parceiras no negócio da empresa. Existem diversas formas de fazer, e é justamente nas diferenças que encontramos aquele detalhe que faz a distinção no dia-a-dia do colaborador.
...