Gestao Do Conhecimento
Pesquisas Acadêmicas: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: orq965 • 3/9/2014 • 575 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Aula-tema 03: Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional
Comitê Olímpico Brasileiro
Gestão de equipes ligadas ao atletismo
Seguem soluções criativas e inovadoras para o sucesso olímpico do país:
1 - Como valorizar o capital intelectual e o conhecimento dos técnicos, demais profissionais e atletas envolvidos nas Olimpíadas?
Através do conhecimento de cada um, porque todos possuem o Conhecimento Tácito, que é o conhecimento que não se explica, pois faz parte de cada indivíduo com sua espontaneidade, sua intuição, experiência de vida, conhecimento que adquiriram durante o passar dos anos, um conhecimento que está dentro de cada um. Todos os envolvidos no Comitê Olímpico Brasileiro serão sempre valorizados e ouvidos, diante de cada situação.
Com informações e dados que são transformados em conhecimento, junto daqueles que já possuem, com atividades intelectuais e de inovação, o valor dos relacionamentos.
O capital intelectual é criado em equipe, onde se estimula as formas sociais de aprendizado, para haver compartilhamento de experiências, criação de um conceito novo, trocar e combinar conhecimentos e conceitos, aplicação de melhores práticas para a execução de processos.
2 – Como tornar as várias comissões do atletismo (cada modalidade do atletismo tem uma comissão que reúne técnicos e atletas), organizações que aprendem umas com as outras? Dê exemplos.
Organização que aprende expande a capacidade pessoal, apanhando conhecimento, hábitos e crenças que determinam a percepção do mundo. Falar e ouvir, ou seja, compartilhar opiniões e conceitos em um grupo onde há dialogo e há discussão entre as pessoas, compreendendo quais são as forças internas e quais são suas inter-relações. Através dos conceitos acima temos noção de como as comissões do atletismo devem agir para se tornar uma organização que aprende. Agir em grupo, todos participando das atividades á serem elaboradas nas olimpíadas, cada um apresentando suas ideias e opiniões para aprimorar os jogos. Aceitar críticas e elogios para um autodesenvolvimento maior.
Exemplos: domínio pessoal, atos e decisões, estimular a equipe em relação ao futuro, comunicação, inteligência e capacidade em grupo, agir de acordo com os processos naturais e econômicos, soluções e desafios.
3 – Como tornar o ambiente de trabalho das comissões técnicas mais compatíveis com a livre circulação de idéias? Sugira melhorias e ambientes.
A importância da descoberta e retenção de talentos dentro da empresa, saber e reconhecer seus pontos fortes, saber elogiá-lo e motivá-lo, além de direcioná-lo para uma atividade onde ele possa se desenvolver, se envolver e se identificar criando desta forma um ambiente corporativo se não ideal muito próximo disto, pois desta maneira, o atleta e a comissão técnica além de satisfeitos poderão desenvolver suas habilidades, devolvendo para a empresa um parceiro motivado, satisfeito e focado em suas atividades. Melhoria no processo de comunicação entre os atletas e a comissão
...