Gestao Do Conhecimento
Artigo: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mih10 • 21/10/2014 • 814 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
A Gestão de Conhecimento, de acordo com Mara Perillo (2012, web) “refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.”
A partir do surgimento de grandes mudanças organizacionais, as empresas passam a se preocupar, fazendo com que tome certas decisões para se adaptar ao novo cenário, buscando a otimização de recursos. Atualmente, o conhecimento não é guardado para poucas pessoas, com a Gestão do Conhecimento toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída aos interessados.
Nas empresas, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e para a melhora ao atendimento da clientela final: a importância do treinamento, a educação; todos participantes ativos ou receptivos serão beneficiados pela estratégia; a premiação, como forma de reconhecimento; e a comunicação clara, atingindo todos os níveis afetados, são exemplos que podem ser aplicados nas empresas.
DESENVOLVIMENTO
Contudo, o grande desafio é aplicar a Gestão do Conhecimento dentro das empresas, pois o novo conhecimento sempre se inicia com o individuo. Na visão de André Luiz Gonçalves “A articulação (conversão do conhecimento tácito em explicito) e a internalização (utilização desse conhecimento explicito para estender o próprio conhecimento tácito) são os passos críticos nessa espiral de conhecimento.” Se faz necessário o envolvimento pessoal de cada indivíduo da empresa.
Nesse ínterim, a criação do conhecimento inicia com a socialização e passa através de quatro modos de conversação do conhecimento, os quais podem ser descritos da seguinte forma: Socialização (compartilhamento e criação de conhecimento tácito através de experiência direta); Externalização (Articulação do conhecimento tácito do diálogo e da reflexão); Combinação (Sistematização e aplicação do conhecimento explícito e a informação) e Internalização (Aprender a adquirir novo conhecimento tácito na prática).
Podemos imaginar uma espiral. É exatamente isto que agora irá acontecer com o conhecimento. Ao se chegar nesta etapa, os processos novamente se iniciam, ou seja, o conhecimento explícito, que anteriormente fora ´internalizado´, vai agora ser ´socializado´ novamente, disponibilizando-o aos funcionários, fazendo com que o conhecimento seja efetivado enfim, exatamente como uma espiral. Afinal a criação do conhecimento é um processo dinâmico e contínuo.
Podemos imaginar a espiral do conhecimento na seguinte sequência: através da socialização, o conhecimento tácito é trocado e posteriormente convertido em explícito, através da externalização. Iniciando o processo de combinação, este novo conhecimento recém adquirido é combinado ao já existente gerando novos conhecimentos para a organização. Finalmente este novo conhecimento será internalizado e transformado em manuais, documentos, normas, etc. fazendo com que todo o processo se reinicie, através da socialização começando tudo de novo.
A dificuldade em trabalhar com idéias e pensamentos distintos é uma grande barreira para o trabalho em conjunto, porém o mercado de trabalho hoje está mudando, e o individualismo está cada vez mais extinto, para se manter competitivas as pessoas terão que aprender a lidar e trabalhar com os outros.
Uma equipe é um grupo de pessoas trabalhando juntas para atingir uma meta em que todos acreditam, a qual seria difícil, ou impossível, de ser atingidas por pessoas trabalhando sozinhas.
Para lidar com as diversas mudanças e pressões competitivas do mercado de trabalho, muitas empresas, organizações ou instituições reestruturaram a maneira de realizar suas tarefas, optaram por formar equipes de empregados que realizam e tomam decisões sobre o que fazer e como fazer. Essas mudanças interferem diretamente nas metas da empresa; principalmente quando os funcionários desenvolvem o trabalho em um grupo cooperativo e somam as suas aptidões, agregando melhor as funções desenvolvidas por cada um.
É necessário que os líderes das empresas utilizem métodos para uma boa adaptação com relação aos companheiros de trabalho, pois trabalhar em uma equipe
...