Gestao Do Conhecimento
Dissertações: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kemia • 29/10/2014 • 3.357 Palavras (14 Páginas) • 198 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
Gestão do Conhecimento
Tutor: Rodrigo Rodrigues
BARRA DO CORDA – MA
junho/2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
WEKEMIA ALVES LOBÃO RA: 382215
ANTONIO SERGIO BARBOSA DA SILVA
LUTTYANE ARRUDA CARVALHO RA: 381571
IRIS DOS SANTOS BATISTA RA: 358082
MARA REGINA DA SILVA AMORIM RA: 386308
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento apresentado ao curso de Administração da Universidade Anhanguera-UNIDERP tendo como orientador do conteúdo o professor Rodrigo Rodrigues.
BARRA DO CORDA – MA
JUNHO/2012
SUMÁRIO
Introdução 04
Desenvolvimento 05
Consideração Final 11
ANEXO
BIBLIOGRÁFIA
Introdução
O presente Trabalho pretende abordar um tema pouco difundido no passado nas organizações, que é “Gestão do Conhecimento”, mas hoje, vivemos uma nova realidade, e o assunto requer uma abordagem de como sua aplicação se faz necessária no mercado interno e globalizado dos dias de hoje.
Acreditamos ser importante destacar o papel do capital intelectual e seus colaboradores como peça fundamental para o manejo, desenvolvimento, e criando uma nova postura organizacional e produtiva.
É importante ressaltar os benefícios gerados pelos investimentos no conhecimento em prol de inovar e gerar novos conceitos e produtos.
Os temas explanados neste relatório vão exemplificar e mostrar alguns padrões de aplicabilidade na empresa, tanto no desempenho profissional, individual, como corporativo, a fim de promover ética, incentivo ao auto desenvolvimento e como interagem os profissionais na solução e eficiência em descoberta de meios para melhor atuar no mercado.
Ressaltamos ainda o trabalho em equipe, e como as empresas estão vendo a necessidade de investimento e de subsidiarem e motivarem melhores condições para seu benefício e dos colaboradores, e sua posição em relação à concorrência, e o que as organizações estão fazendo para melhorar sua eficiência em relação ao mercado competitivo.
Trabalho em Equipe
Quando falamos em equipe estamos falando basicamente em uma rede de relacionamentos interpessoais. Quando ligamos a palavra EQUIPE a palavra TRABALHO estamos direcionando a um ambiente de trabalho de forma a proporcionar resultados organizacionais em conjunto. Desta forma não podemos ter resultados sem relacionamentos e é a qualidade deste relacionamento (colaborador, coordenador, gerente, patrão) que determina a magnitude dos resultados colhidos.
É preciso saber que não há espaço para individualismos no trabalho em equipe. Toda atividade é entendido como resultado de um esforço em conjunto e, portanto, as glorias e os fracassos são de responsabilidade de todos os membros da equipe e não de um único membro. O sentido de equipe nasce da integração individuo/organização, evidenciada pela adesão espontânea aos compromissos e metas. Só existe equipe quando todos conhecem os próprios objetivos e as metas da empresa e desenvolvem uma visão critica a respeito do desempenho de cada um e do grupo.
No trabalho em equipe, o dialogo deve estar presente o tempo todo, porque, embora as metas do grupo sejam comuns, as idéias nem sempre são convergentes. Pontos de vista diferentes podem ocasionar inimizade e discussões e, muitas vezes, acabam levando para o lado pessoal. Nesses casos, a conversa acaba gerando um bate-boca improdutivo, que só pode ser contornado se os membros da equipe tiverem como meta estabelecer acordos, tendo como guia os objetivos da empresa.Os argumentos devem sempre ser apresentados de maneira clara, para que possam ser entendidos e discutidos.O bom líder ou membro de equipe deve saber lidar com os conflitos e administra-los com firmeza e habilidade. Os conflitos acabam sempre acontecendo e isso é saudável, desde que se saiba tirar deles melhor proveito para o sucesso da negociação. Conflitos não significam desavenças, mas diferentes pontos de vista.
Uma equipe que não se comunica não se interage estão fadadas ao fracasso, as pessoas tem necessidade de se comunicar, sua equipe precisa ter um espaço que propicie a comunicação ao máximo. O líder deve ouvir sua equipe, assim como a equipe precisa ouvir seu líder. A comunicação é o óleo necessário para as engrenagens funcionarem bem. As pessoas precisam de feedback, precisam saber o que se espera delas e como seu trabalho tem sido desempenhado. Um elogio não custa nada, só valoriza. Um feedback negativo ajuda a crescer, a se superar a aprender.
Muitas pessoas acabam confundindo a diferença entre trabalho em equipe com trabalho em grupo, onde o trabalho em grupo é individual e cada um se preocupa com a sua tarefa e pronto, já no trabalho em equipe cada membro sabe o que os outros estão fazendo e a sua importância para o sucesso da tarefa, eles tem os objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas, é importante que não esqueçamos que toda equipe é um grupo, porem nem tudo grupo é uma equipe.
No trabalho em equipe, quando um perde, todos perdem; quando um ganha, todos ganham; quando todos cooperam, fica mais fácil realizar as atividades e os serviços ganham em produtividade e qualidade.
Enfim, o trabalho em equipe possibilita dar e receber, por parte de cada um de seus membros, afeição, aceitação, sentimento de importância. Isto faz com que o indivíduo cresça, assim como alimenta o crescimento de seus pares. Além disso, o trabalho em equipe é determinante, pois o objetivo a ser alcançado depende da satisfação psicológica
...