Gestao Do Conhecimento
Pesquisas Acadêmicas: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: otaviobelladona • 19/9/2013 • 2.130 Palavras (9 Páginas) • 276 Visualizações
Universidade Anhanguera - Uniderp
Pólo Presencial de Faxinal do Soturno – RS
Curso de Administração
Comportamento Organizacional
Alunos:
Atividades Práticas Supervisionadas
Comportamento Organizacional como forma de inovar
Profa: Ma. Yaeko Ozaki
Tutor: Cassiana Navarreti Néris
, 16 de Abril de 2013
SUMÁRIO
1 Introdução 2
2 Comportamento Organizacional 3
3 Inovação 5
4 Trabalho em Equipe 6
5 Percepção e comunicação na arte de administrar 7
6 Conclusão 9
Referencias bibliográfica 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar que gerenciar ou administrar uma empresa é uma arte e esta muito além dos processos técnicos operacionais, pois envolve pessoas, e gerenciar pessoas exige habilidades bem complexas, sendo desenvolvida uma nova abordagem que minimiza os problemas relativos ao comportamento humanos.
Temos o ramo do Comportamento Organizacional que estuda os comportamentos humanos dentro de uma organização, e esta atrelada ao campo da psicologia, sociologia, ciências políticas entre outras, que aumentam os entendimentos sobre liderança, percepção, comunicação, atitudes, processos de mudanças, entre outros fatores que afetam direta ou indiretamente o individuo, a equipe, as formas de liderar, a organização como um todo.
No desenvolvimento deste, destacamos que organização é um sistema aberto formada por processo (entrada, transformação e saídas) e por pessoas, indivíduos que criam e transformam, recebendo influencia do meio externo, e que conhecer e entender a fundo as necessidades dos indivíduos que interferem na organização e os processos que geram os mais variados comportamentos é que levam a organização ao alcance da eficiência e eficácia juntamente com a inovação.
No capitulo 3 apresentamos uma abordagem mais detalhada sobre inovação, tendo como base os resultados de uma pesquisa aplicada a 20 (vinte) colaboradores de uma empresa, destacando suas definições e por que há pouco conhecimento sobre esse processo.
Finalizando, destacamos a importância do trabalho em equipe para uma organização e para a sobrevivência desta em um mercado competitivo, analisando as formas de comunicação e como ocorre o processo de percepção da realidade, habilidades estas que merecem destaque num trabalho de liderança.
2 Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano no ambiente das organizações visando maior eficiência, eficácia e efetividade, como define Karla, Sampaio, trata-se de uma área da administração que avalia o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa.
Não se trata de uma ciência, é uma metodologia que investiga e analisa a interação das pessoas e da organização, estuda o comportamento, as atitudes, a percepção, o aprendizado, a motivação, a determinação, a interação entre outros fatores que influenciam o comportamento humano e explica a relação entre o individuo e a organização. Organizações são constituídas de pessoas e processos e ambas devem ser estudas para o alcance de um melhor relacionamento e desenvolvimento de um trabalho mais eficaz com maior produtividade e qualidade.
Existem várias definições sobre comportamento organizacional, de acordo com Dereck Pugh (xxxx), comportamento organizacional estuda a estrutura, o funcionamento e o desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.
Já Chiavenato (1999, pag. 304) diz que o comportamento organizacional, refere-se ao estudo da dinâmica das organizações e o comportamento das pessoas dentro delas..
Ambos concordam que comportamento organizacional estuda a relação das pessoas e processos em uma organização.
Uma organização ou sistema é formado por pessoas e processos que agem e interagem conjuntamente em função de um objetivo pré-estabelecido recebendo influências do meio. Esses sistemas são divididos em sistemas abertos que é aquele sistema que se relaciona com o meio exterior, podendo ser o input ou entrada, os throughput ou transformação e output ou saída e os sistemas fechados que não possuem relação com o meio exterior.
Seguimos com uma comparação entre dois autores sobre sistema aberto e sistema fechado:
AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
BERTALA NFFY Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.
VASCONCELLOS Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.
FONTE: VASCONCELLOS, Celso dos S. Ciclos de Formação: um horizonte libertador para a escola no 3o milênio. InRevista de Educação da AEC (111). Brasília: AEC, 1999.
TBERTALANFFY, teoria Geral dos Sistemas; Ludwig Von.; Ed. Vozes;1975.
A teoria dos sistemas surgiu pela necessidade de sintetizar idéias comuns a várias disciplinas, para entender o funcionamento de um todo, onde temos partes ou unidades inter-relacionadas, interdependentes ou interatuantes em prol de um objetivo comum, essas partes são os subsistemas, uma organização é um sistema com o objetivo de prestar um serviço formado por vários subsistemas que são os setores, as pessoas, processos, etc.
3 Inovação
A definição de inovação é bastante ampla dependendo da sua aplicação, dentre os vários tipos de inovação a mais conhecida é a inovação
...