TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Prevenção E Repressão à Violência

Exames: Gestão Da Prevenção E Repressão à Violência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão da prevenção e repressão à violência

Questão 1 (2,0 pontos)

No dia 27 de janeiro de 2013, aconteceu um incêndio em uma boate no município gaúcho de Santa Maria, com consequências trágicas. Acesse o site abaixo e responda o que se pede.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/tragedia-em-santa-maria-o-que-ja-se-sabe-e-perguntas-responder.html

Descreva e justifique quatro sistemas integrantes da prevenção que, se estivessem instalados, poderiam ter minimizado as consequências do episódio.

RESPOSTA:

O sistema de prevenção que permite qualquer um com conhecimentos básicos em segurança contra incêndio debelar um princípio de incêndio seria o Sistema Preventivo por Extintores. Neste sistema encontramos: Sistema Portátil; e Sistema sobre rodas. O Agente controlador/extintor pode ser: água; espuma mecânica; pó químico seco; dióxido de carbono – CO2; agentes extintores limpos em substituição ao gás Halon. Vale a pena ressaltar que a pessoa tem que ter um conhecimento mínimo de qual extintor utilizar em determinada natureza de incêndio, por exemplo: Incêndios de classe “A” englobam combustíveis sólidos comuns, tais como papel, madeira, tecido, borracha, plásticos, etc.. Um incêndio de classe “B” engloba líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis, e assim por diante.

Questão 2 (3,0 pontos)

A empresa “Transporte Seguro”, dedicada à atividade de transporte de valores, possui como diretores: João Fabrício, Miguel Fabrício e Ana Marques. João Fabrício e Miguel Fabrício foram condenados em processo criminal que responderam no ano de 2010, por terem agredido e ameaçado de morte o gerente de uma concorrente. A pena de restrição de liberdade está sendo cumprida em regime semiaberto.

As instalações físicas da empresa “Transporte Seguro” estão situadas em complexo próprio, com acesso exclusivo, sem contato com outras instalações estranhas ao serviço executado pela empresa.

Quando os vigilantes retornam de suas missões, as armas são guardadas no alojamento, dentro dos armários de cada profissional, mas devidamente trancados com cadeados reforçados. Na garagem, encontram-se, no mesmo recinto, tanto as viaturas comuns, bem como a sua única viatura especial, mas todas devidamente identificadas. Quando é necessário guardar algum valor, o que é raro, a empresa utiliza o cofre de uma agência bancária vizinha, pois o seu cofre, que substitui o antigo, desativado, ainda não foi recebido e instalado pelo fornecedor.

A empresa começou a desempenhar suas atividades com dificuldade, pois a escala feita para os seus vigilantes exige muito esforço dos colaboradores, pois somente dez deles, do total de vinte contratados, possuem o curso de extensão em transporte de valores.

A partir do texto acima, consultando a PORTARIA Nº 3.233, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012, do Departamento de Polícia Federal, aponte cinco erros nos quais a empresa “Transporte Seguro” incorre, que não permitiriam seu funcionamento.

RESPOSTA:

João Fabrício, Miguel Fabrício e Ana Marques. João Fabrício e Miguel Fabrício foram condenados em processo criminal que responderam no ano de 2010, por terem agredido e ameaçado de morte o gerente de uma concorrente..

Art: 76 V: Prova de que os sócios, administradores, diretores e gerentes da empresa de segurança privada não tenham condenação criminal registrada.

Quando os vigilantes retornam de suas missões, as armas são guardadas no alojamento, dentro dos armários de cada profissional, mas devidamente trancados com cadeados reforçados..

Art 4º V D: Local seguro e adequado para a guarda de armas e munições, construído em alvenaria, sob laje, com um único acesso, com porta de ferro ou de madeira reforçada com grade de ferro, dotada de fechadura especial, além de sistema de combate a incêndio nas proximidades da porta de acesso.

Pois a escala feita para os vigilantes exige muito esforça dos colaboradores, pois somente dez deles, do total de vinte contratados, possuem o curso de extensão em transporte de valores...

Art 20º III contratar, e manter sob contrato, o mínimo de dezesseis vigilantes com extensão em transporte de valores.

Na garagem, encontram-se, no mesmo recinto, tanto as viaturas comuns, bem como a sua única viatura especial ...

Art 20º V E: garagem exclusiva para, no mínimo, dois veículos especiais de transporte de valores;

Questão 3 (3,0 pontos)

Estamos no final do mês de junho do ano “X”. A empresa “Caso Sério” atua no estado de Santa Carolina na atividade de vigilância patrimonial e transporte de valores há pouco mais de seis meses, com muito sucesso no mercado.

Visualizando o futuro da empresa, seu diretor, Armando Ocara, resolveu agilizar alguns procedimentos a fim de que a empresa pudesse ter o credenciamento necessário para realizar “escoltas armadas” antes mesmo de completar seu primeiro ano de vida.

Selecionou seis de seus melhores vigilantes, que executavam com maestria a vigilância patrimonial e que já haviam participado de transporte de valores, e inscreveu-os no curso de extensão em escolta armada, com previsão para terminar no final de dezembro do ano “X”.

Mandou comprar mais quatro veículos, exclusivamente para o transporte de valores, todos com duas portas e com equipamentos de última geração que permitam a comunicação entre eles. Como ele servira ao Exército, escolheu um uniforme, para os vigilantes, que em muito lembra o daquela Força Armada.

Determinou ao gerente administrativo que iniciasse o trâmite do Processo de Autorização, junto ao Departamento de Polícia Federal (DPF), no início do mês de outubro do ano “X”.

A partir do texto acima, consultando a PORTARIA Nº 3.233, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012, do Departamento de Polícia Federal, descreva cinco erros nos quais a empresa “Caso Sério” incorre, que não permitiriam que seu pleito fosse atendido pelo DPF.

RESPOSTA:

A empresa ' Caso Sério' atua no estado de Santa Carolina na atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com