TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Produção

Exames: Gestão De Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Produção Empurrada

Do inglês “push system”, o sistema de Produção Empurrada é determinado a partir do comportamento do mercado. Neste modelo, a produção em uma empresa começa antes da ocorrência da demanda pelo produto. Ou seja, a produção depende de uma ordem anteriormente enviada, geralmente advinda de um sistema MRP (Material Requirement Planning). Após o recebimento de tal ordem, é feita a produção em lotes de tamanho padrão. Aqui não existe qualquer relação com a real demanda dos clientes da empresa.

O chamado fluxo contínuo de produção também não tem importância neste modelo de produção, uma vez que a produção ocorre isoladamente em cada unidade fabril utilizada no processo. Desta forma, é enviada uma ordem de produção ao setor responsável, que produz os itens e depois os “empurra” para a próxima etapa do processo produtivo, daí o nome “produção empurrada”. O controle do que deve ser produzido, qual quantidade e em que momento, é realizado pelo MRP.

Os lead times deste tipo de produção precisam ser conhecidos antecipadamente, uma vez que as quantidades produzidas sem o conhecimento da real demanda dependerão dos materiais fornecidos. A produção empurrada é conhecida como um sistema de inventário zero, mesmo isto não sendo um fato real.

Este modelo de produção surgiu no início da era industrial, onde a qualidade dos produtos não importava muito, uma vez que existia uma demanda praticamente infinita em um mercado sem competição. O volume dos produtos produzidos para atender à esta demanda era a única preocupação das indústrias.

Produção em Massa

As principais vantagens da produção em massa são simples, mas transformaram a sociedade, desde a época da indústria artesanal, em que os produtos acabados eram caros e raros. Economias de escala, padronização, fluxo de produção automatizada e especialização dos trabalhadores foram fatores que contribuíram para tornar o processo de produção em massa bem sucedido a fim de satisfazer as necessidades da sociedade moderna.

Um dos principais motivadores para o estabelecimento do processo, foi a chamada economia de escala. Isto significa que quanto maior a escala de produção de um produto, menor o custo por unidade para produzir esses itens. Isso se traduz em maior lucro líquido do negócio se houver uma demanda reprimida para o produto.

Outra vantagem importante para a produção em massa é que ele cria um grau de padronização na fabricação que não está normalmente presente nos materiais ou unidades completos fabricados individualmente. Isto é devido ao fato de que cada estação em uma linha de montagem conta com máquinas configuradas que só aceitam peças de um tamanho pré-determinado, de composição determinada, e assim por diante. Este conjunto de controles automáticos em cada estação de trabalho permite que as peças a serem produzidas em diferentes localizações geográficas possam ser montadas em uma unidade única.

A fabricação em massa, ou fabricação em larga escala, também permite que os trabalhadores concentrem suas energias e atenção no processamento da peça, garantindo também a padronização de cada produto, o que acelera o processo de montagem. Depois que o produto está no mercado, a padronização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com