Gestão De Produção
Seminário: Gestão De Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/10/2014 • Seminário • 490 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
Estudo de Caso 1
A era da logística, publicado na Revista Exame de 05.10.2006, reflita e responda as questões logo após a leitura.
A Espanhola Zara, fabricante e rede de varejo de roupas que rapidamente está se tornando uma marca de moda globalizada, descobriram um jeito de lançar coleções numa velocidade maior do que a da maioria de seus concorrentes. Mais da metade da produção da empresa é confeccionada na sede de La Coruña, na Espanha. A fabricação é própria ou fica a cargo de pequenos parceiros instalados nos arredores da unidade.
As roupas são feitas em pequenos lotes e distribuídas por caminhão para entrega na Europa ou por avião para as lojas que a rede possui mundo afora, inclusive no Brasil. Ao contratar pequenos fornecedores que atuam vizinhos à fábrica-mãe, a Zara ganhou um tempo precioso e tempo é quase tudo numa economia viciada em velocidade. Enquanto uma empresa que produz roupas na Ásia leva até nove meses para colocar um novo modelo nas lojas, a Zara faz isso em pouco mais de um mês. O efeito desse processo é visível. Como a rede evita a produção em massa, a renovação dos modelos é intensa. Para o consumidor, a impressão que fica (uma expressão da verdade, por sinal) é a de uma marca vibrante, com energia suficiente para apresentar novidades não a cada verão ou inverno mas sempre. A estratégia só funciona graças à eficiência logística da Zara, que permite que um vestido fabricado em La Coruña apareça poucas semanas depois na vitrine de uma loja como a do Morumbi Shopping, na zona sul de São Paulo.
Questões do Estudo de Caso 1
1. No contexto acima, transporte o objetivo da rede Zara para a logística do século passado (século XX antes da década de 90) e avaliem quais seriam os entraves, as dificuldades, as preocupações que a Zara teria.
Resposta: Como a tecnologia do século XX era muito inferior a do século atual, vemos que a logística tem mudado. Em questão da rede Zara, o objetivo é a sua rapidez em função de transportes e fornecedores. Baseando-se na logística do seculo XX, os problemas que a Zara teria são: Entraves – O que impediria a Zara de fazer o que faz hoje é a questão de gerenciamento da cadeia de suprimentos onde integra processos de negócios desde usuários finail até fornecedores primários (Que providenciam produtos, serviços e informaçãoes que adcionam valor para os clientes). Ou seja, Governo; Acionistas; funcionários “Mão de Obra”.
No século passado tudo era diferente de hoje, pois não existia o planejamento de hoje, organização, otimização de fluxo de materiais e controle.
Outro fato a citar é o meio de transporte, o reabastecimento de fornecedores (Pelo fato da distância, difícilmente iria ter fornecedores
2. Analisando sob a ótica de um profissional de logística, o que a Zara faz no processo acima que a caracteriza como uma empresa que usa a logística como vantagem competitiva. Elenque os principais pontos.
...