Gestão De Produção
Artigos Científicos: Gestão De Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pbiataiacol • 3/3/2015 • 3.746 Palavras (15 Páginas) • 211 Visualizações
Atividade Avaliativa- ATPS
Curso Superior Tecnologia em Gestão em Processos Gerenciais
Gestão da Produção e Operações
Profº EAD
Profº Presencial
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Processos Gerenciais. Universidade Anhanguera Ribeirão Preto, como requisito para a avaliação da Disciplina de Gestão da Produção e Operações para a obtenção e atribuição de nota.
Ribeirão Preto/ SP – 2014
Sumário
Evolução histórica da administração 3
Principais conceitos Just in Time 3
Engenharia Simultânea 4
Tecnologia de Grupo 4
Consórcio Modular 5
Células de Produção 5
Desdobramento da função qualidade 7
Manufatura Integrada por Computador 7
Benchmarking 8
Comakership 8
Sistemas Flexíveis de Manufatura 9
Consórcio modular e a Volkswagen Resende 12
Sistemas ERP 15
Fontes: 17
Evolução histórica da administração
Principais conceitos Just in Time
JUST IN TIME visa aprimorar a produtividade global eliminando desperdício,
O Just in Time (JIT) surgiu no Japão, nos meados da década de 70, sendo sua ideia e desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, no qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo de atraso.
O Just in Time (JIT) possibilita:
• Produção eficaz em termos de custo;
• Fornecimento da quantidade necessária de componentes;
• Uma boa qualidade dos produtos;
• Mínimo de instalações, equipamentos, materiais e RH;
O JIT simplifica as operações, eliminando o desperdício, há um maior envolvimento dos funcionários na produção e um esforço de aprimoramento contínuo.
Engenharia Simultânea
Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, desde sua concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes. A partir dessa definição surgiram muitas outras. O conceito de Engenharia Simultânea tornou-se muito mais abrangente, podendo incluir a cooperação e o consenso entre os envolvidos no desenvolvimento.
Pode-se definir Engenharia Simultânea como sendo a filosofia utilizada no processo de desenvolvimento (ou alteração) de novos produtos, visando:
• Aumento de qualidade do produto, com foco no cliente.
• Diminuição do ciclo de desenvolvimento e
• Diminuição de custos.
Tecnologia de Grupo
Segundo E.A. Arn– Tecnologia de Grupo é um método que tenta analisar e arranjar o spectrum de peças e os processos de fabricação aplicáveis de acordo com as similaridades de desenho e usinagem, de modo que uma base de grupo e famílias possa ser estabelecida para a racionalização dos processos de produção na área de produção em lotes médios e pequenos.
Família é um conjunto de peças com similaridade geométrica e/ou de processos de fabricação.
Grupo ou célula é um conjunto de máquinas capazes de processar inteiramente todos os componentes de uma família.
A TG é muito mais que uma técnica, é uma filosofia que resulta em um novo sistema de produção conhecido como sistema celular provocando mudanças em diversos setores envolvidos no processo produtivo, tais como: nova estrutura organizacional, novo planejamento e controle da produção e nova política de estoque. TG combina e é o elemento chave para a manufatura em célula.
Consórcio Modular
Neste conceito inovador a posição de fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído pelo lucro pós venda. O consórcio objetiva formar equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis, para maximizar resultados, num modelo de alta competitividade.
O conceito do consórcio modular foi escolhido para estruturar o processo de fabricação na fábrica de caminhões da Volkswagen em Resende. Ele reúne numa mesma fábrica 7 grandes empresas de autopeças, especialistas em cada etapa do processo produtivo. Operando sob o mesmo teto, com políticas integradas e decisões por consenso, se objetiva alcançar maior valor agregado ao produto fornecido, sendo a Volkswagen a aglutinadora e líder do consórcio.
Células de Produção
A Célula de Produção é uma ferramenta gerencial originária do sistema japonês Just in time, usada atualmente por empresas de todos os ramos de atividade, no mundo inteiro.
O trabalho consiste em:
•Definição da capacidade de produção instalada da fabrica.
•Elaboração de layout alternativa, para o sistema de célula.
•Orientação na locação das máquinas conforme especificadas no layout.
•Orientação dos operários sobre o funcionamento do sistema.
•Fazer funcionar o sistema no início de sua operação.
...